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dc.contributor.authorVivian Miranda Cypriano
dc.contributor.authorBeatris Pizzoni de Freitas
dc.contributor.authorKenia Maria Hahn Albino
dc.contributor.authorLarissa Martins Pedro
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:33Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:33Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91564
dc.description.abstractO Programa Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, possibilita a inserção de acadêmicos dos cursos de Licenciatura no ambiente escolar. O Projeto Multidisciplinar Arte, História e Língua Portuguesa tem como desafio a abordagem de temáticas relacionadas aos Direitos Humanos durante aulas regulares e atividades extracurriculares realizadas na Educação Básica. Nesta comunicação, iremos relatar parte de experiências desenvolvidas pelo grupo de acadêmicos do curso de Letras – Beatris Pizzoni de Freitas. Kenia Maria Hahn Albino, Larissa Martins Pedro e Vivian Miranda Cypriano – que estão inseridos na Escola de Educação Básica Antônio Milanez Neto, Criciúma, SC. Após etapa de estudos, observação e planejamento didático, a partir dos subtemas Cultura de Paz e Diversidade, ao longo do primeiro semestre de 2019, foram propostas discussões com os adolescentes de turmas de 7º, 8º, 9º e 1º ano por meio de textos literários e não literários. Posteriormente, os alunos produziram materiais acerca do que amadureceram sobre as reflexões feitas, refletindo sobre os desdobramentos dos subtemas em suas realidades sociais. Atualmente, no segundo semestre de 2019, os residentes estão trabalhando de forma conjunta entre os subgrupos (Artes, História e Letras) para promover, nas escolas inscritas do programa, oficinas que envolvam a temática de Direitos Humanos, no intuito de demonstrar para os alunos que a educação não está somente na estrutura padrão da sala de aula, mas que ela pode ocupar outros espaços, além de promover a reflexão sobre o tema e sobre como esta temática está presente no dia-a-dia de cada um. Levando em consideração o que Celso Lafer retrata ao falar sobre A ONU e os Direitos Humanos: “(...). Tendo direito a um lugar no mundo; um mundo que encontra um terreno comum entre a Ética e a Política através da associação convergentes de três grandes temas: direitos humanos e democracia no plano interno e paz no plano internacional.” (1995, p.172). Sendo assim, pensando também na educação como formação humana, um dos objetivos do projeto é conseguir indagar os alunos sobre o seu próprio lugar no mundo, relacionando aos Direitos Humanos que são inerentes à todos os seres humanos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica
dc.subjectDiversidade
dc.subjectCultura de Paz.
dc.titleA EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO HUMANA: DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2725


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