Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJuan Gomes Cardozo
dc.contributor.authorCrisna Krause Bierhalz
dc.contributor.authorMarina Moreira Cassiano
dc.contributor.authorCarla Maia de Paula Maciel
dc.contributor.authorPaulo Danubio Silva Moraes
dc.creatorUniversidade Federal do Pampa
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:29Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:29Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91550
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a proposta pedagógica desenvolvida pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – campus Dom Pedrito no primeiro semestre de 2019 elencou como tema de suas atividades o Bioma Pampa, justificado pela abrangência do tema proposto e pelas possibilidades interdisciplinares de explorar conteúdos científicos da área da Ciências da natureza na perspectiva da alfabetização científica. Elaborada com o objetivo de despertar uma atitude de preservação em relação às espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção do Bioma Pampa e Mata Atlântica (biomas presentes no Estado). Foram utilizadas como estratégias a leitura de imagens, anúncio de rádio, jogos como dominó e quebra cabeça e diálogo, todos com o intuito de potencializar a conscientização de um ambiente preservado e que valoriza a fauna local, nacional e mundial. Teve como lócus duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Coronel Urbano das Chagas, localizada no município de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, perfazendo o total de 40 estudantes. Os resultados foram construídos pela tabulação do questionário e demonstraram que os estudantes possuem diferentes conhecimentos sobre o Bioma Pampa, sendo que a maior parte deste é construído na escola, em relação a fauna explicitaram 18 animais, destes 13 do Bioma Pampa e 5 da Mata Atlântica. Avaliaram positivamente a proposta, destacando os jogos como o recurso mais interessante. Por meio do desenvolvimento das atividades percebeu-se que através da aplicação das atividades sobre um tema e a utilização de jogos didáticos é possível potencializar a aprendizagem e aproximar docente e estudante.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectBioma Pampa
dc.subjectestudantes
dc.subjectjogos didáticos
dc.subjectproposta pedagógica
dc.subjectPIBID
dc.titleBIOMA PAMPA: PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2704


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples