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dc.contributor.authorDaiane Garcia
dc.contributor.authorJanimar Santos
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:26Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:26Z
dc.date.issued2019-10-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91539
dc.description.abstractPara que a aula se torne significativa, o lúdico é de extrema importância, uma ferramenta bastante utilizada por professores para ensinarem o conteúdo, além de ensinar, aprender junto com os alunos fornecendo condições necessárias para ampliarem os seus conhecimentos a respeito do assunto. Ao brincar o aluno se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões. As aulas lúdicas devem ser direcionadas para as necessidades dos alunos, buscando a proximidade entre a escola e o meio em que aprende e vive. Neste momento, é importante que o professor esteja atento ao que acontece em sala de aula e busque interagir de forma positiva e conciliadora, através de atividades que transmitam o conteúdo e promovam a interação com a disciplina. Principalmente porque o lúdico passa a fazer parte das aulas, dos recreios, dos pátios... O brincar pode ser visto como um recurso mediador no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais fácil. O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais na sala de aula, possibilita um fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende. As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas, com orientações definidas . Se o professor apenas “brincar” com estes alunos, não transmitirá conteúdo e possivelmente perderá o rumo da aula. No ensino de Química, os jogos tornam-se uma alternativa bastante viável, tornando a aprendizagem de fácil assimilação. Este trabalho foi realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira, que teve por objetivo revisar o conteúdo de soluções químicas, com os alunos do segundo ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma forma divertida e prazerosa por intermédio da ação de brincar relacionada aos jogos. O Jogo “Trilha das Soluções” é composto por um tabuleiro, pinos, dados, 40 perguntas, em formato de carta, e um encarte de fórmulas. As perguntas do jogo relacionam o conteúdo de soluções químicas com o cotidiano do aluno e vão sendo respondidas pelos mesmos ao percorrer as “casas” da trilha, com algumas animações durante o percurso. Esta atividade foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio do município de Bagé, RS, no período de abril a junho de 2019 e teve por sujeitos os alunos de uma turma do segundo ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desta escola. Foram aplicados questionários aos alunos, para a coleta de dados e ao analisar as informações obtidas, pode-se observar que o jogo contribuiu para a aprendizagem do conteúdo de soluções e que trouxe satisfação e alegria pelos participantes da atividade. Portanto, para o professor que busca uma alternativa diferenciada de ensinar o conteúdo, a utilização dos jogos lúdicos contribui de maneira satisfatória para a aprendizagem, tornando a ação de ensinar mais divertida e também ajudando na aproximação do aluno ao conteúdo de uma forma mais agradável por intermédio da brincadeira.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectJogos
dc.subjectEnsino
dc.subjectSoluções Químicas.
dc.titleJogo “Trilha das soluções”: Ensinando soluções Químicas de uma maneira divertida!
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2688


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