Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAna Flávia Carvalho
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:21Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:21Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91520
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) e resultados de sua aplicação com base em retextualizações do gênero discursivo notícia. Na SD analisou-se discursivamente o que os discentes compreendiam sobre a temática proposta “ o conceito de marginalidade". A proposta foi aplicada durante do processo de intervenção no Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba/Paraná. A SD possuiu como propósito fundamental, a compreensão das características identificadas pelos estudantes como parte do gênero. Buscou-se entender também, o que os alunos compreendiam como "marginalidade" com base na música que escolheram para retextualizar pelo formato de notícia. Para tanto, utilizou-se como preceitos metodológicos parte do modelo de SD de Schneuwly e Dolz (2004) e o esquema para uma SD de Cassany (1999). Para entendimento de gênero e sobre notícia, a contextualização realizada por Köche, Marinello e Boffe (2012) e Bakhtin (1973); no que se refere ao registro, Travaglia (2005). As intervenções iniciaram em uma aula expositiva dialogada sobre o que os alunos entendiam como notícia e quais características as diferenciavam de outros textos. Durante as intervenções, foram explorados textos de apoio retirados de diversos veículos de comunicação e propostas de retextualização apresentadas pela UFPR em dois vestibulares. A escolha desses escritos se deu, essencialmente, pela avaliação final dos alunos, que foi a retextualização de uma música para uma notícia a partir do que eles compreendiam por “marginalidade”. Por fim, houve uma aula destinada à reescrita das produções iniciais, procurando efetuar uma análise linguística diante da inadequação textual de cada aluno. Os resultados obtidos a partir da SD supracitada mostraram que os alunos apresentaram melhora com relação à planificação e a abordagem da temática, assim como apresentaram uma maior compreensão e interesse pela proposta por sentirem que eles faziam parte do processo de escrita, trazendo músicas do cotidiano deles e aplicando o que eles entendiam como função social da notícia. Quanto aos elementos linguísticos, por outro lado, demonstraram ainda possuir em sua escrita falhas de coesão e coerência entre as informações, o que nos leva a concluir que ainda que tenham conhecimento sobre a estrutura e os aspectos sociodiscursivos do gênero, apresentam limitações quanto à língua.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectNotícia
dc.subjectretextualização, ensino
dc.subjectresidência pedagógica.
dc.titleEstudo do conceito de marginalidade em uma proposta de retextualização da notícia no Programa de Residência Pedagógica
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2644


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples