Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDanyelle Horobinski
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:17Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:17Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91506
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo é fazer com que os alunos consigam identificar os focos e a diretriz das diferentes parábolas apresentadas. Ainda, reconhecer parábolas com a concavidade para cima ou para baixo, ou para um dos lados, identificar a equação de cada uma delas. Esta prática, dividida em cinco etapas foi aplicada no ano letivo de 2019 aos alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Curitiba. Na primeira etapa foi apresentada a parábola, sua definição, seu foco e sua diretriz. Na segunda etapa foi ilustrado como desenhar a parábola com o compasso utilizando a definição, enquanto os alunos foram desenhando em conjunto. Na terceira etapa, eles foram divididos em grupos e, foi entregue quatro parábolas para cada grupo identificar o foco e sua diretriz. Na quarta etapa foram passadas as mesmas parábolas, só que com uma distância do foco até a diretriz arbitrária, para poderem generalizar o que fizeram na atividade anterior. Após terminarem a atividade foi corrigida e comentada todas as parábolas e concluímos como ficaria os focos e as diretrizes das parábolas. Na quinta etapa foram passadas as equações das quatro parábolas estudadas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPalavras-chave: Ensino-aprendizagem, Parábola, Atividade investigativa, Prática docente.
dc.titleO ESTUDO DE PARÁBOLAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2624


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples