PIBID LETRAS-PORTUGUÊS: O COMBATE AO BULLYING E CYBERBULLYING NAS ESCOLAS
Data
2019-10-08Autor
Anna Júlia Weber
Beatriz Boava Rocha
Gabriela Faria Costa
Raquel Rosa Cardoso
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vinculado ao projeto PIBID - Letras Português, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (sob auxílio e orientação do Profº Dr.º Rogério Caetano de Almeida), o presente artigo tem como foco apresentar o trabalho realizado com as turmas da 8ª B e 8ª F, do Colégio Estadual Professor Luiz Carlos de Paula e Souza - Curitiba - PR (cuja professora regente é a Profª Draª Ana Cristina de O. Toinko), com o objetivo de trabalhar com os alunos a conscientização sobre a problemática do Bullying e do Cyberbullying, trazendo, na medida do possível, elucidação a respeito de questões morais e legais diante de situações que caibam dentro da definição, tais como: intimidação, hostilização, assédio, ridicularização, difamação, insultos e ataques, sejam eles de forma física ou virtual, de um aluno para com outro, ou mesmo por parte de algum tipo de autoridade. A Lei nº 13.185/15 não só assegura a discussão sobre Bullying nas escolas, como coloca como pauta importante a ser ministrada em intervenções. Sendo assim, além da exposição dos conceitos e das leis que regem o assunto e, ainda, além da proposta de uma roda aberta de debate com os alunos, surgiu a ideia de um plano de aulas que englobasse o embasamento teórico sobre o tema sem fugir de questões importantes na questão avaliativa da língua portuguesa; portanto, a interação dos alunos e sua avaliação teve como base o gênero Campanha Comunitária, onde foi solicitado que, na proposta de exercício e interação, eles produzissem uma campanha com a temática dentro do bullying que mais lhes interessasse (pautas raciais, lgbt, de gênero, de classe, etc.).