Lúdico e Geografia: o uso de jogos como instrumento de ensino
Resumo
Rafaela Aparecida Dilger – Bolsista do PIBID de Geografia/UNICENTRO, E-mail: rafadilger@gmail.com Anna Julia Silva Martins - Bolsista do PIBID de Geografia/UNICENTRO, E-mail: anna.mmartins1@gmail.com Cecilia Hauresko - Coordenadora do PIBID de Geografia da UNICENTRO. E-mail: cehauresko@gmail.com Grupo de Trabalho: Formação do licenciando: Gestão e Docência Agência Financiadora: CAPES Resumo: O presente trabalho apresenta as ações realizadas pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, de Guarapuava, no Paraná. Com o objetivo de nos aproximarmos e interagirmos com os alunos em sala de aula, propusemos a realização de aulas de regência, supervisionadas pelo professor da turma e supervisor do PIBID, e desenvolvidas com utilização de jogos, compreendidos como importantes recursos didático-pedagógicos no ensino dos conteúdos geográficos. Sabemos que diante dos avanços do mundo atual em termos de tecnologia, se faz necessária a aplicação de metodologias que estimulem o aluno no ensino-aprendizagem e atraiam para os conteúdos trabalhados na escola. Em todas as áreas e na Geografia em especial, são requeridas aplicações de métodos atrativos para que o ensino se torne motivador. Nesse sentido, quando o assunto é jogo é indispensável o conhecimento e a eficácia com que ele será utilizado e não apenas como uma distração ou diversão. Compreendemos o jogo como um instrumento de estímulo para melhor concepção dos conteúdos aplicados de maneira que o aluno seja o sujeito ativo da construção dos conhecimentos geográficos. Foi com essas ideias que nos apoiamos na ludicidade para uso pedagógico buscando enriquecer as aulas ministradas, com a elaboração e desenvolvimento de jogos. Com base nas aulas ministradas para o 2º ano do Ensino Médio sobre “Industrialização” e “Região Centro-Oeste” para o 7º ano do Ensino fundamental do Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro, da Cidade de Guarapuava, Paraná, foram elaborados dois jogos: “Corrida da Industrialização’ e “Caça ao Tesouro”. Após desenvolvimento dos jogos para aprofundamento dos conteúdos abordados em aulas expositivas com projeção de imagens ilustrativas sobre os conteúdos, observou-se importante participação dos alunos das turmas referidas, fato que, nos permite afirmar que, os jogos servem como uma estratégia para estímulo da aprendizagem, facilitam a verificação do nível de compreensão do/s conteúdos trabalhados, possibilitando ao professor a percepção do progresso e as dificuldades que os alunos possam apresentar sobre os temas.