• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    TÚNEL DO PAMPA: PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE A FAUNA

    Thumbnail
    Data
    2019-10-10
    Autor
    Leonardo Soares
    Crisna Daniela Bierhalz
    Charlene Dos Santos
    Ana Paula Lemos
    Danyelle Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é uma Política Nacional de Formação de Professores promovida pelo Ministério da Educação. Tem o intuito de inserir licenciandos que cursam a primeira metade do curso no ambiente escolar, bem como estimular: a observação dos diferentes espaços e aprendizagens; o desenvolvimento de atividades pedagógicas diferenciadas; a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas, contribuindo com a articulação entre a teoria e a prática. (CAPES, 2014). Respaldado pelos objetivos institucionais o PIBID núcleo Ciências da Natureza, vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – campus Dom Pedrito no primeiro semestre de 2019 elencou como tema de suas atividades o Bioma Pampa, justificado pela abrangência do tema proposto e pelas possibilidades interdisciplinares de explorar conteúdos científicos da área da Ciências da natureza na perspectiva da alfabetização científica. Perspectiva conceituada por Chassot (2011), Auler e Delizoicov (2001) e Freire (2005), como aquela na qual a “educação relaciona-se com o conhecimento crítico da realidade e com a leitura crítica do mundo”, sendo a problematização do contexto local elemento fundamental. Este trabalho socializa a proposta pedagógica intitulada Túnel do Pampa, desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas, com 75 alunos de quatro turmas, sendo duas turmas de 9º ano, uma de 7º ano e 8º ano. O objetivo desta proposta foi explorar curiosidades relacionadas a Fauna do Pampa e despertar uma atitude de preservação. Para tal foi montado um Túnel com canos plásticos e lona preta e dentro dele estavam expostos imagens dos animais e materiais concretos, tais como: animais empalhados, roupas em lã de ovelha, casinha do João de barro, casco de tatu, fetos de ovelhas, entre outros. Após o contato com os materiais do túnel os estudantes responderam um questionário sobre as suas percepções a respeito da atividade e da temática. Constata-se que o desenvolvimento das atividades práticas desperta o interesse e mobiliza a transição dos conhecimentos do senso comum para o científico. Pelos questionários e também pelo feedback dos professores e pais é possível afirmar que o túnel foi aprovado como estratégia pedagógica, pelo aspecto inusitado e pela exposição de materiais concertos. Em relação ao domínio conceitual relacionado as características dos animais explorados e de atitudes de preservação da Fauna percebemos a propriedade nos exemplos e nos comentários. Conclui-se que atividades como esta são importantes tanto para os alunos da Educação Básica, como para os licenciandos, pois a leitura do mundo em que vivem, amplia o direito a escolha, desenvolve a questão do pertencimento, princípios da alfabetização científica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91493
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV