TÚNEL DO PAMPA: PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE A FAUNA
Data
2019-10-10Autor
Leonardo Soares
Crisna Daniela Bierhalz
Charlene Dos Santos
Ana Paula Lemos
Danyelle Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é uma Política Nacional de Formação de Professores promovida pelo Ministério da Educação. Tem o intuito de inserir licenciandos que cursam a primeira metade do curso no ambiente escolar, bem como estimular: a observação dos diferentes espaços e aprendizagens; o desenvolvimento de atividades pedagógicas diferenciadas; a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas, contribuindo com a articulação entre a teoria e a prática. (CAPES, 2014). Respaldado pelos objetivos institucionais o PIBID núcleo Ciências da Natureza, vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – campus Dom Pedrito no primeiro semestre de 2019 elencou como tema de suas atividades o Bioma Pampa, justificado pela abrangência do tema proposto e pelas possibilidades interdisciplinares de explorar conteúdos científicos da área da Ciências da natureza na perspectiva da alfabetização científica. Perspectiva conceituada por Chassot (2011), Auler e Delizoicov (2001) e Freire (2005), como aquela na qual a “educação relaciona-se com o conhecimento crítico da realidade e com a leitura crítica do mundo”, sendo a problematização do contexto local elemento fundamental. Este trabalho socializa a proposta pedagógica intitulada Túnel do Pampa, desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Coronel Urbano das Chagas, com 75 alunos de quatro turmas, sendo duas turmas de 9º ano, uma de 7º ano e 8º ano. O objetivo desta proposta foi explorar curiosidades relacionadas a Fauna do Pampa e despertar uma atitude de preservação. Para tal foi montado um Túnel com canos plásticos e lona preta e dentro dele estavam expostos imagens dos animais e materiais concretos, tais como: animais empalhados, roupas em lã de ovelha, casinha do João de barro, casco de tatu, fetos de ovelhas, entre outros. Após o contato com os materiais do túnel os estudantes responderam um questionário sobre as suas percepções a respeito da atividade e da temática. Constata-se que o desenvolvimento das atividades práticas desperta o interesse e mobiliza a transição dos conhecimentos do senso comum para o científico. Pelos questionários e também pelo feedback dos professores e pais é possível afirmar que o túnel foi aprovado como estratégia pedagógica, pelo aspecto inusitado e pela exposição de materiais concertos. Em relação ao domínio conceitual relacionado as características dos animais explorados e de atitudes de preservação da Fauna percebemos a propriedade nos exemplos e nos comentários. Conclui-se que atividades como esta são importantes tanto para os alunos da Educação Básica, como para os licenciandos, pois a leitura do mundo em que vivem, amplia o direito a escolha, desenvolve a questão do pertencimento, princípios da alfabetização científica.