Relato do estágio supervisionado III - A importância dos estágios obrigatórios nos cursos de licenciatura
Data
2019-10-07Autor
Thais Freitas Souza
Jussiara Caminha
Franciele Braz de Oliveira Coelho
Márcia Garcez de Ávila
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estágio supervisionado é uma etapa importante para formação de cada discente é através desta experiência que o acadêmico irá pôr em prática as aprendizagens adquiridas ao longo de sua formação, para maioria dos estagiários é o primeiro contato com a escola, professor e os alunos em sala de aula. Esta é uma etapa que vai além de um simples cumprimento de cronogramas disponibilizados na ementa da disciplina, é uma fase de autoconhecimento profissional e pessoal. Este relato tem como objetivo o compartilhamento de experiências positivas e negativas que ocorrem durante a regência em sala de aula. A ementa do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa localizado na cidade de Dom Pedrito-RS prevê 40 horas/aulas ministrada pelos estagiários com a supervisão do professor regente da disciplina de Ciências, além de contar com as orientações semanais para correção e auxílio dos planos de aulas realizado pelos docentes e orientadores do estágio.Com estas orientações é possível ir adaptando as aulas de forma que os alunos consigam acompanhar e estejam completas no sentido dos conteúdos abordados. Cabe ressaltar que as atividades aqui descritas estão vinculadas ao Programa Residência Pedagógica (CAPES), sendo desenvolvidas em uma escola-campo participante deste e vivenciado por duas acadêmicas residentes. Apesar de ter sido uma etapa corrida por estar realizando dois estágios no mesmo semestre foi possível adquirir novas experiências pois ao mesmo tempo em que colocamos em prática algumas aprendizagens desenvolvemos habilidades e autonomia dentro da sala de aula e isso proporciona uma grande experiência para o futuro professor. Segundo Tardif (2002), o estágio supervisionado constitui-se uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos de licenciatura e, cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É por meio desta etapa que professor e aluno criam uma convivência para que no decorrer das aulas ocorra uma engrenagem harmônica entre ambos, pois isso ajuda o professor a diagnosticar algumas dificuldades do aluno, assim podendo preparar aulas de acordo com o andamento e aprendizado da turma.