O USO DO PIBID COMO FERRAMENTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS
Resumo
O Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, tem como objetivo o aperfeiçoamento dos estudantes universitários na área da docência, visando a posterior melhoria da qualidade de ensino do país. O programa aprimorará a formação inicial do docente, familiarizando-o ao contexto do ambiente escolar, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, o PIBID servirá como meio de interlocução entre o conteúdo acadêmico e a realidade escolar, incitando a reflexão sobre a atual realidade estudantil do país, criando novas metodologias prático-pedagógicas para o exercício de ensino. Quando analisado um panorama do ensino de ciências no Brasil, entende-se a frequente dificuldade de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, inferindo a existências de problemáticas que legitimam tal complicação. Sendo assim, visando melhorias no processo de ensino de ciências, torna-se imprescindível o desenvolvimento teórico-prático do docente da área, este que se utilizará de uma perspectiva transcendente como forma de arcabouço para elaboração de melhores metodologias de ensino. Este desenvolvimento, objetivará a melhor compreensão do alunos da educação básica frente as ciências, fazendo com que estes entendam a importância do estudo da área, desde a sua fundamentação teórica difundida na escola, até a sua aplicação prática no dia a dia. Nesta dinâmica, o discente bolsista do PIBID, acompanhará as aulas de ciências difundidas pelos professores da rede regular de ensino, tendo o contato direto com o corpo estudantil que constitui o meio escolar. Deste modo, o projeto PIBID servirá de intermediador frente à relação de melhoria da prática de ciências, pois colocará seu aluno bolsista frente à realidade dos contextos escolares atuais de nosso país. Por meio das observações proporcionadas durante a execução do PIBID, o discente contemplado pelo projeto entenderá as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de ciências, isso desde a perspectiva teórica difundida pelo docente, até a tentativa de assimilação efetivada pelo aluno frente ao conteúdo. Sendo assim, por meio da observação, o aluno bolsista iniciará a construção de seu caráter como professor de ciências, pesquisando e refletindo sobre as problemáticas que cercam o ensino dessa área, desenvolvendo por fim, práticas pedagógicas mais eficazes na instrução das ciências naturais. Nesta construção, o discente bolsista do PIBID se utilizará da escola campo como forma de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de ciências, colaborando com o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais atrativa. Este aperfeiçoamento, tornará mais prazerosa a construção do ensino de ciências por parte dos professores, além de uma maior eficácia na difusão desta área de conhecimento para os alunos, totalizando em melhorias significativas para a prática docente de ciências da natureza no país.