FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO UTILIZANDO A FÍSICA MÉDICA
Data
2019-10-07Autor
ANDRESSA EIFLER
FABIENE DA SILVA
FAUSTO SILVA
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Sabemos que os conteúdos referentes a Física moderna raramente são trabalhados no Ensino Médio. No entanto é de suma importância que tais conteúdos sejam abordados, haja vista que grande parte das tecnologias recentes possam ser explicadas pelos conceitos físicos modernos. Uma aplicação da Física Moderna e Contemporânea muito presente no cotidiano é a Física Médica. Nos dias de hoje é comum ouvirmos termos como Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, Radioterapia, Ultrassonografia, entre outros, sem que tais termos nos causem certo estranhamento. No entanto, o que poucos sabem é que tais técnicas de diagnósticos por uso de imagem carregam uma grande bagagem tecnológica durante sua evolução e principalmente que essas técnicas foram, em sua maioria, originadas em laboratórios de pesquisa de diferentes áreas da Física. Tendo em vista a importância de tais conceitos, objetiva-se relacionar os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea ao cotidiano, de forma que os alunos compreendam melhor tais conceitos e a importância deles. Espera-se que ao final deste trabalho possa se desenvolver uma cartilha com o intuito de auxiliar os professores de física para que possam trabalhar os conceitos de física moderna de forma mais contextualizada e dinâmica. Para tanto, será realizada a aplicação de uma sequência didática (5 aulas) em uma turma do terceiro ano do ensino médio no colégio onde é desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID. Essa sequência didática irá abordar conteúdos de física moderna com enfoque nos seguintes conteúdos: Radiação, Radioatividade e Propriedades fundamentais da matéria (quântica). No decorrer das aulas, depois de apresentar os conceito básicos de cada conteúdo será realizada uma apresentação da criação e evolução de algumas técnicas de diagnósticos por imagem com o intuito de contextualizar os conteúdos da disciplina de física com o cotidiano. As técnicas a serem trabalhadas foram escolhidas de acordo com os conteúdos selecionados, sendo estas: Raio X (Radiações), Radioterapia (Radioatividade) e Tomografia computadorizada (Radiações). Durante as aulas serão realizadas atividades para melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Ao decorrer da aplicação da sequência, todas as possíveis observações sobre o andamento da aula, tempo despendido para cada conteúdo, modelo de atividades, metodologia de ensino, serão realizadas em uma espécie de diário de bordo, para que ao final da aplicação seja possível realizar a construção de uma cartilha que possa vir a auxiliar os professores de física a trabalharem os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea supracitados.