• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: CONTEXTUALIZAÇÃO UTILIZANDO A FÍSICA MÉDICA

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    ANDRESSA EIFLER
    FABIENE DA SILVA
    FAUSTO SILVA
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Sabemos que os conteúdos referentes a Física moderna raramente são trabalhados no Ensino Médio. No entanto é de suma importância que tais conteúdos sejam abordados, haja vista que grande parte das tecnologias recentes possam ser explicadas pelos conceitos físicos modernos. Uma aplicação da Física Moderna e Contemporânea muito presente no cotidiano é a Física Médica. Nos dias de hoje é comum ouvirmos termos como Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, Radioterapia, Ultrassonografia, entre outros, sem que tais termos nos causem certo estranhamento. No entanto, o que poucos sabem é que tais técnicas de diagnósticos por uso de imagem carregam uma grande bagagem tecnológica durante sua evolução e principalmente que essas técnicas foram, em sua maioria, originadas em laboratórios de pesquisa de diferentes áreas da Física. Tendo em vista a importância de tais conceitos, objetiva-se relacionar os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea ao cotidiano, de forma que os alunos compreendam melhor tais conceitos e a importância deles. Espera-se que ao final deste trabalho possa se desenvolver uma cartilha com o intuito de auxiliar os professores de física para que possam trabalhar os conceitos de física moderna de forma mais contextualizada e dinâmica. Para tanto, será realizada a aplicação de uma sequência didática (5 aulas) em uma turma do terceiro ano do ensino médio no colégio onde é desenvolvido o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência – PIBID. Essa sequência didática irá abordar conteúdos de física moderna com enfoque nos seguintes conteúdos: Radiação, Radioatividade e Propriedades fundamentais da matéria (quântica). No decorrer das aulas, depois de apresentar os conceito básicos de cada conteúdo será realizada uma apresentação da criação e evolução de algumas técnicas de diagnósticos por imagem com o intuito de contextualizar os conteúdos da disciplina de física com o cotidiano. As técnicas a serem trabalhadas foram escolhidas de acordo com os conteúdos selecionados, sendo estas: Raio X (Radiações), Radioterapia (Radioatividade) e Tomografia computadorizada (Radiações). Durante as aulas serão realizadas atividades para melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Ao decorrer da aplicação da sequência, todas as possíveis observações sobre o andamento da aula, tempo despendido para cada conteúdo, modelo de atividades, metodologia de ensino, serão realizadas em uma espécie de diário de bordo, para que ao final da aplicação seja possível realizar a construção de uma cartilha que possa vir a auxiliar os professores de física a trabalharem os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea supracitados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91489
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV