Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAnderson Adailto Prazeres Moreira
dc.contributor.authorRivaldo Sergio de Lima
dc.contributor.authorLuciana Boemer Cesar Pereira
dc.contributor.authorClairo Voni Devens
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:12Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:12Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91488
dc.description.abstractO presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.O presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica
dc.subjectlacunas na aprendizagem
dc.subjectreforço escolar
dc.subjectresolução de problemas, jogos matemáticos.
dc.titleREFORÇO ESCOLAR: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2601


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples