Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRogério Silva
dc.contributor.authorMaria Regina Ferreira Costa
dc.contributor.authorAna Benato
dc.contributor.authorCleiton Reis
dc.contributor.authorFelipe Schelbauer
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:11Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:11Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91486
dc.description.abstractDiferentes obstáculos encontrados pelos docentes do sexo masculino ao atuar em classes do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto e Júlia Amaral de Lenna na cidade de Curitiba - PR proporcionaram um debate entre participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) compartilharam distintas situações conflituosas e embaraçosas emergentes nas escolas, ambiente majoritariamente composto por mulheres. Diante das situações vividas o objetivo desse trabalho é problematizar as relações de gênero que permeiam a docência. Para compreender o gênero da docência no ensino fundamental recorremos a literatura que demonstra que a identificação da mulher com a atividade docente, que hoje parece a muitos tão natural, era alvo de discussões, disputas e polêmicas. Houve uma associação de características tidas como femininas: gostar de criança, paciência, delicadeza e mesmo a maternidade como condição natural para desenvolver a educação e o cuidado dos pequenos, gerando como consequência o afastamento dos homens do dia-a-dia das instituições. Nesse cenário os bolsistas homens se sentiram incomodados para lidar com as meninas que a eles demonstraram afetividade. Agiram, portanto, conforme receio aos julgamentos que, como parte da compreensão da sociedade patriarcal, apresentam estigmas no que se refere à presença do professor do sexo masculino na educação de crianças. Por outro lado, as bolsistas mulheres refletiram sobre a importância do professor homem como referência na educação de meninos e meninas, isto é, o debate focou no aprendizado e respeito nas relações entre meninos, meninas, homens e mulheres na sociedade. Ao final consideramos que a discussão referente a inserção do professor homem nas séries iniciais do ensino fundamental nos cursos de formação de professores é essencial para romper barreiras, preconceitos e estigmas e, ao mesmo tempo, incentivar que os homens atuem nesse espaço como referência tanto para os meninos como para as meninas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectgênero da docência
dc.subjectprofessor homem, Ensino Fundamental
dc.titlePROFESSOR HOMEM NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2599


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples