Do gênero tutorial às possibilidades dos multiletramentos na sala de aula
Data
2019-10-07Autor
Yuri da Silveira
Renata Marques
Caren Tondin
Karina Bortowski
Anna Laura dos Santos
Dominique Moog
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação do século XXI impõe desafios aos professores da escola de ensino básico e à universidade, na formação inicial do professor. Ler, escrever, aprender e se comunicar na sociedade digital demanda o desenvolvimento de novos letramentos, novas aprendizagens digitais e uma didática mais flexível com estratégias que incorporem o uso das tecnologias midiáticas na sala de aula. É necessário inserir o aluno em experiências contextuais, sociais, culturais e tecnológicas que promovam a formação de um “designer social ativo” na escola. A presente pesquisa tem o objetivo de compreender as possibilidades de ensino da língua materna por meio de gêneros discursivos ancorados na proposta metodológica de Projeto Didático de Gênero (PDG) e nos multiletramentos. Este estudo está pautado numa concepção de linguagem como interação e centra-se no desenvolvimento do PDG “Tutoriais JG”. O projeto resultou na produção audiovisual de cinco tutoriais sobre sinais de pontuação, os quais foram realizados por alunos do sétimo ano de uma escola de ensino fundamental da rede pública, localizada em São Leopoldo, RS. A base dessa pesquisa encontra-se nos princípios da proposta metodológica de Projeto Didático de Gênero (KERSCH; GUIMARÃES, 2011, 2012; KERSCH; MARQUES, 2016, 2017, 2018), nos estudos dos Multiletramentos (GNL, 1996; COPE; KALANTZIS, 2015; ROJO, 2012, 2013, 2015), na Cultura Participativa (JENKINS, 2009) e na BNCC (2018). De natureza qualitativa, utiliza-se, neste estudo, como suporte teórico-metodológico, a pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Esta pesquisa permitiu refletir sobre os efeitos do dispositivo de ensino PDG na sala de aula, valorizando o trabalho colaborativo entre diferentes sujeitos (alunos, professora/supervisora, professora/coordenadora e seis bolsistas do PIBID- subprojeto Letras/UNISINOS), o ensino da língua materna, o desenvolvimento do letramento digital e dos multiletramentos dos alunos. Conclui-se que o PDG é um dispositivo que amplia o trabalho didático com o gênero e possibilita explorar os multiletramentos do aprendiz durante o processo de ensino e de aprendizagem. A produção dos tutoriais realizados pelos alunos possibilitaram o desenvolvimento de suas capacidades não só linguísticas, mas também multissemióticas em um ambiente digital, proporcionando-lhes a apropriação do gênero e o uso dele em instâncias dentro e fora do letramento escolar.