ANÁLISE DAS FALAS DOS SUJEITOS QUE EVADIRAM E RETORNARAM AO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Data
2019-10-07Autor
Talita Santos
Luciano Ferreira
Ariane Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse estudo é o resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com a intensão de analisar o retorno dos alunos que evadiram, pelo menos por um mês, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Entre os alunos que evadem do curso é possível notar alguns que retornam após algum tempo. São esses alunos que retornam ao curso que despertaram inquietações, tais como: O que leva o acadêmico a desistir e retornar ao curso? O que a Universidade faz para reduzir o número de evadidos? O que a Universidade faz para propiciar a permanência do indivíduo no curso superior? Dessa forma, buscou-se compreender o que leva os evadidos do curso de Licenciatura em Matemática a retornarem ao curso. Para o desenvolvimento do trabalho, em um primeiro momento, levantou-se dados, em conjunto com a secretaria acadêmica, os alunos matriculados no curso. Para definição da amostragem, investigou-se em todas as turmas do curso quais alunos pararam de frequentar o curso por pelo menos um mês, totalizando treze alunos. A partir da delimitação dos sujeitos, foi aplicado um questionário semiestruturado, enviado por meio do Google Docs, com o intuito de traçar o perfil do sujeito evadido que retornou ao curso e analisar as possíveis causas da evasão. Utilizando-se de referenciais teóricos acerca da evasão discente, tais como: Ferreira (2016), Vitelli (2009), Biazus (2004) e Rodrigues (2012) possibilitou-se compreender o termo evadido, assim como verificar-se que os motivos da evasão definitiva são os mesmos, ou muito próximos, dos motivos dos evadidos que retornaram ao curso.