dc.description.abstract | O trabalho apresenta o relato das aplicações da oficina elaborada por alunos de licenciatura, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo subprograma de Língua Inglesa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), de acordo com os preceitos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para as turmas de 6º ano do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, na cidade de Pelotas. Assim, explica-se como foram dadas essas aplicações, relacionando-as com o que foi planejado anteriormente pelos participantes do programa e o que de fato ocorreu durante a execução das atividades em sala de aula. Assim, partir da leitura dos preceitos da BNCC Ensino Fundamental, os graduandos em licenciatura em Letras decidiram trabalhar a influência da língua inglesa na língua portuguesa, o porquê de seu estudo, e sua importância no cotidiano da sociedade brasileira em geral, através da identificação de expressões e palavras presentes em variados contextos de uso social. Em 4 aulas de 45 minutos a 1 hora, procurou-se através de atividades orais e escritas desenvolver o repertório lexical em língua inglesa dos alunos do 6º ano, bem como o desenvolvimento fonético-fonológico, dando-se ênfase à importância da pronúncia na produção do significado de palavras em inglês. | |