dc.description.abstract | O presente resumo faz parte de uma proposta do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O trabalho trata-se de um projeto que será desenvolvido com alunos do 2º ano – A do ensino médio, no Colégio Estadual Idália Rocha em Ivaiporã - PR, o mesmo tem como objetivo aproximar os alunos com a profissão de Perito Criminal, como se trata de uma profissão de grande relevância na nossa sociedade, é interessante os alunos conhecerem a função e o trabalho de um perito, pois poderão por em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas de Física, esse estudo chama-se de Física Forense, que é a aplicação das leis da física para situações que o perito necessite explicar os fenômenos físicos presente em alguma situação do nosso cotidiano para fins judiciais, outro motivo da escolha da Pericia Forense é o interesse que os jovens vêm tendo pelo assunto por causa de reportagens e séries, como o sucesso que teve csi: crime scene investigation, desse modo, é esperado que os alunos tenham cada vez mais interesse na ciência mudando a concepção de que a Física é apenas matemática aplicada. Para o desenvolvimento desse projeto, será entregue um questionário para cada aluno com a intenção de analisar o conhecimento prévio sobre o assunto, em seguida, o professor deverá explicar sobre a Ciência Forense contextualizando com a Física e esclarecer a importância da Física Forense no trabalho do Perito Criminal, apresentando casos reais solucionados por peritos, sendo alguns bem conhecidos pelo mundo. Posteriormente, será proposto alguns problemas para os alunos que estarão divididos em grupos, a atividade será dividida em duas cenas de crime, sendo trabalhado um de cada vez. Primeiro caso: Encontrar o corpo no rio; Segundo caso: O assassinato; Os alunos estarão divididos em grupos, e será entregue um dossiê contendo dados, imagens e entre outras informações importantes para cada caso. Antes do inicio de cada atividade, o professor irá descrever a cena de crime, e será proposto uma discussão entre os grupos para levantamento de hipóteses e possíveis soluções para os delitos, é interessante que os alunos identifiquem quais conceitos físicos são mais importantes para cada caso, como trata-se de cenas realistas, a discussão pode tornar-se algo com muitas hipóteses e bem confuso, o professor deve intervir para ajuda-los a distinguir quais informações são relevantes, após a discussão, os grupos terão um tempo para analisar os fatos, realizarem cálculos e concluir cada cena de crime. Por fim, os grupos deverão entregar os dossiês para o professor com o decreto, explicação e finalização do caso de acordo com o que aprenderam durante as aulas. Com o encerramento, será passado o mesmo questionário do início do projeto para analisar a evolução e opinião dos alunos sobre como foi desenvolvido as aulas nesse período. | |