Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKatia Sabai
dc.contributor.authorAdrielle Krinski
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:06Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:06Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91466
dc.description.abstractO Programa Residência Pedagógica (RP), é um novo desafio e uma oportunidade de formação inicial e continuada, pois o programa auxilia na construção de uma visão mais crítica e reflexiva sobre a Educação através da práxis pedagógica. Diante disto, a pesquisa se justifica pela necessidade de relatar as experiências que as residentes vivenciam na execução do RP, pois por ser um programa relativamente novo, é importante compartilhar tais vivências e levantar discussões a cerca do que está sendo desenvolvido e trabalhado pelas residentes, e neste viés, esta pesquisa tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica entre os anos de 2018 a 2019 e apresentar algumas atividades realizadas pelas residentes no RP em sua regência escolar dentro de uma metodologia ativa. Para tanto, o presente trabalho estrutura-se em descrição das atividades realizadas no Programa de Residência Pedagógica entre os anos de 2018 a 2019, seguido da discussão da ludicidade por meio da metodologia ativa nas regências escolares das residentes e trazendo conclusões acerca das atividades desenvolvidas amparadas na literatura. Vale ressaltar, que o Programa Residência Pedagógica CAPES/PR oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV, compreenderá quatro etapas dinamicamente articuladas para o seu desenvolvimento, sendo elas: Momento de estudo e preparação das atividades a serem executadas na residência; período de observação e análise de desenvolvimento de atividades escola-campo; regência escolar de no mínimo 100 horas; e por fim, elaboração do relatório e socialização das experiências. Portanto, o Programa Residência Pedagógica contribui para criar e fortalecer uma parceria entre a universidade e a escola de educação básica, a fim de manter um contato direto com a área de atuação, proporcionando momentos de reflexão sobre a ação, que são de extrema importância para uma análise crítica e reflexiva sobre as atividades docentes, além de fortalecer a formação profissional do residente.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPedagogia. Residência Pedagógica CAPES/PIBID. Lúdico. Práxis Pedagógica.
dc.titlePROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁXIS EDUCATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2570


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples