dc.description.abstract | A seguinte escrita, pretende refletir sobre currículo e sua construção utilizando a LDB e a BNCC como textos basilares. A partir de políticas públicas, tais como Residência Pedagógica e Pibid relacionar como esses programas ofertam e potencializam o ensino e no debate curricular, de acordo com a abordagem teórica utilizada e demais referências aqui discutidas. Realizamos a tentativa de relacionar suas bases de análise de acordo com as reflexões propostas no campo da “epistemologia”, “fronteira” e “currículo”. Nessa perspectiva tentamos entender a discussão sobre a Fronteira Epistemológica para traçar possíveis aplicações, tendo em vista as proposições de Santos (2002). Compreendemos com a mobilização conceitual, que esta aplicação no campo da educação e sua relação com o currículo, pode ser feita se problematizarmos o que caracteriza um conhecimento formal ou informal. Isso possibilitou construir elementos de investigação acerca da construção de saberes, com Políticas Públicas (Pibid e Residência Pedagógica) e instrumentos legais (LDB e BNCC). Tendo a premissa da teoria sócio construtivista de Lev Vigotski; Currículo e Educação; Fronteira e Epistemologia. Com estes, tentamos entender de que modo territorializam-se no debate educacional brasileiro e em seus instrumentos pedagógicos. A discussão das fronteiras de saberes, neste caso, está na relação entre a institucionalização e a não institucionalização dos projetos nas Escolas. Isto é, as fronteiras não são apresentadas de forma delimitada no espaço físico somente, mas nos símbolos políticos utilizados na aplicação de políticas públicas educacionais. Podemos obervar de que forma os programas Pibid e Residência Pedagógica contribuem e efetivam uma transgressão do engessamento curricular brasileiro, e podem também se constituir enquanto ferramentas de diálogo entre sujeitos que frequentam espaços escolares em contextos multicuturais. Além disso desenvolvem atividades, intervenções que se relacionam e constituem experiências concretas e significativas para ambos sujeitos, no processo de ensino aprendizagem. | |