dc.description.abstract | O presente trabalho é uma proposta de um projeto que ainda está em desenvolvimento e consiste em uma investigação acerca dos hábitos alimentares de estudantes de duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio estadual da cidade de Ponta Grossa. O projeto abrange o Ensino da Química Orgânica a partir de uma abordagem contextualizada com o seguinte tema: Alimentação Saudável, o qual foi possível trazer conhecimentos da área de biologia interando com a química durante todo o processo. Para a análise da eficiência deste projeto será realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se de questionários e materiais produzidos pelos alunos durante as intervenções abordando as funções orgânicas hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, éteres, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas e amidas associando-os sempre aos nutrientes químicos: carboidratos, lipídeos e proteínas presentes em nossa alimentação e em nosso organismo, estes materiais serão analisados através da ferramenta de análise de conteúdo. Estes conteúdos previstos, os quais foram abordados em sala de aula e futuramente realizada a análise, através da junção de todos os materiais, avaliações, exercícios, atividades didáticas e participações durante este projeto, depende do feedback dos alunos. Desde o desenvolvimento inicial, foram enfatizados aspectos importantes envolvendo as seguintes indagações para com os alunos: onde estes nutrientes/compostos são encontrados; qual sua estrutura; qual sua função química; qual a importância destes nutrientes químicos para nós e para o mundo. Compreendendo-se também que a vida cotidiana dos alunos é de extrema importância para mais reflexões em ambiente escolar, tanto textos como os rótulos de alguns alimentos serviram como apoio e ampliamento de interpretações. Buscar-se-à realizar estas intervenções de maneira dinâmica, com uma abordagem interdisciplinar entre a Química e a Biologia principalmente, utilizando-se de experimentos dos alimentos como fonte de energia e atividades lúdicas para identificação de possíveis mudanças de concepções dos alunos ou aquisição de competências e habilidades em relação à conscientização quanto à alimentação saudável. | |