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dc.contributor.authorLucas Medeiros
dc.contributor.authorJoão victor Larrosa
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:01Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:01Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91448
dc.description.abstract1 INTRODUÇÃO Este projeto de ensino nasceu do trabalho no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de LETRAS da Universidade Federal do Pampa, em parceria com a escola E.M.E.F. Presidente João Goulart e tem como objetivo elucidar a visão dos alunos sobre o ambiente escolar em que estão inseridos. O gênero textual diário foi o objeto/instrumento de trabalho que deu origem às oficinas desenvolvidas durante um período de dois meses. Essa proposta de ensino parte de uma discussão sobre o texto Argumentar ou não argumentar no ensino fundamental, eis a questão de Renata Garcia Marques (2015) que vai abordar a importância do trabalho com gêneros textuais para o desenvolvimento das capacidades linguísticas dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, garantindo ao aluno uma apropriação sobre o gênero a ser estudado. Esse projeto foi desenvolvido em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, com 18 alunos e é composto por 7 oficinas que buscam analisar a percepção do aluno no ambiente em que está inserido e também propiciar ao aluno conhecimento e criticidade sobre o gênero textual diário. 2 METODOLOGIA O trabalho desenvolveu-se a partir do Projeto Didático de Gênero (PDG) proposto por Renata Marques (2015) o qual serviu de base para a composição/elaboração deste projeto e suas oficinas. Escolheu-se o gênero textual diário para trabalhar-se com essa turma, pois por ser de caráter íntimo propiciou que os alunos relatassem a sua visão sobre o ambiente escolar e suas regras. 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Tendo em vista que esse trabalho se desenvolveu no âmbito do ensino, tem-se como resultados, em primeiro lugar, o desenvolvimento da criticidade e uma apropriação do gênero diário pelos alunos, que pôde ser observada no ponto de culminância do projeto no qual se deu em uma exposição oral e na confecção de um “minilivro” reunindo os relatos dos alunos. ‘O segundo grande resultado que se pôde observar pela leitura das produções escritas destes 18 alunos foi em relação à questão-chave do projeto que buscava abordar e evidenciar as relações entre as pessoas que constituem o ambiente escolar. Nesse sentido, verificou-se a existência de problemas que podem ou não estar relacionadas à aprendizagem. 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final do projeto foi possível identificar o processo de ensino aprendizagem a partir do desenvolvimento do gênero textual proposto e de uma reflexão dos alunos sobre o próprio texto. Pode-se notar também o desenvolvimento de um conhecimento crítico a respeito do gênero diário e das relações entre as pessoas que constituem o ambiente escolar.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEnsino
dc.subjectGênero Textual
dc.subjectEscola
dc.subjectDidático.
dc.titleA PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2539


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