Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLarissa Arianna Silva
dc.contributor.authorMatheus Albertoni
dc.contributor.authorWelton Rodrigues
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:01Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:01Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91447
dc.description.abstractA busca para o aprimoramento da educação brasileira nos faz explorar novas técnicas, instrumentos e metodologias para aperfeiçoarmos cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem da matemática tanto dentro da sala de aula como também fora dela. Com isso, o objetivo deste presente trabalho é apresentar um relato da experiência realizada durante o I Workshop de Matemática, organizada pelos acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR – TD participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), discutindo os conceitos e formas de como abordamos o jogo da velha tridimensional aos alunos e também analisar os resultados obtidos através dessa aplicação. Os jogos, quando bem empregados, têm o poder de auxiliar na construção das estruturas do conhecimento e para que isso aconteça o professor tem que estar por dentro da mecânica do jogo, sabendo disso, criamos alguns problemas relacionados à geometria que auxiliam os alunos na estruturação do saber matemático. Diante disso, pôde-se perceber que todas as pessoas, dentre alunos e professores que participaram do workshop, saíram aprendendo algo novo, tanto uma nova forma de se relacionar um jogo com a matemática como também um pouco mais da geometria plana e espacial. Em nossas observações realizadas durante as etapas que compõem o desenvolvimento dos desafios por nós propostos percebemos a importância de trabalhar o raciocínio lógico, foi notável a possibilidade de ser construído com os alunos as ideias de abstração e psicomotricidade, logo, acreditamos que haja uma melhoria no modo de pensar e compreender a matemática por parte dos alunos e reconhecimento dos professores de que o jogo é um instrumento lúdico que pode ser usado dentro da sala de aula. Pudemos perceber o quanto o jogo da velha tridimensional pode acrescentar tanto no processo de ensino e aprendizagem como na vida de nós acadêmicos durante nossa formação e futuramente como professores.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectjogo
dc.subjectinstrumento
dc.subjectgeometria
dc.subjectPIBID
dc.titleJOGO DA VELHA TRIDIMENSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE REALIZADA EM UM WORKSHOP DE MATEMÁTICA.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2538


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples