dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inserção dos bolsistas de iniciação à docência PIBID/UFPR/Educação Física na escola de ensino fundamental 1 na cidade de Curitiba – PR. Inicialmente, percebemos os olhares curiosos tanto de professores como de alunos referente à atuação do projeto na escola. Aos poucos nos familiarizamos com o ambiente escolar, rotinas, acontecimentos de modo que as relações entre equipe pedagógica, professores e alunos melhoraram no momento em que compreenderam que o projeto está na escola para fortalecer nossa formação como professores (planejar, intervir, procedimentos, participação em reuniões, etc.), e ao mesmo tempo potencializar a aprendizagem dos alunos. Partimos dos relatórios para refletir sobre nosso processo de adaptação às rotinas escolares, convivência com os docentes, entendimento da proposta de trabalho do professor supervisor e vinculação ao seu trabalho e a relação com os alunos, isto é, compreender o modo como o professor organiza as aulas e o que acontece no contexto escolar. Houve estranhamento inicial na sala dos professores e também dos alunos. Entretanto, com o trabalho desenvolvido nos aproximamos dos professores em um processo de aceitação e reconhecimento possibilitando assim espaço para planejamento de ações conjuntas. No que tange aos alunos inclusive nos chamam de professor e nos pedem permissão para certas situações que anteriormente era solicitada somente ao professor supervisor, denotando dessa forma a aproximação fundamental no processo de aprendizagem. Cabe salientar que a construção da relação vinculante com os alunos passou por um processo de resistência e aproximação e que para nós apesar da dificuldade, foi fundamental para problematizar nossa atuação como bolsistas de iniciação à docência. Consideramos que a vivencia no PIBID qualifica e reforça a formação na medida em que compartilhamos com o professor supervisor o aprendizado do trabalho docente e discutimos nas reuniões situações vivenciadas na escola. Esse diálogo fortaleceu tanto nossa compreensão da docência como nos ensinou que não basta saber os conteúdos específicos da disciplina, mas é fundamental aprender/saber conviver na escola com alunos/as e professores/as em uma relação de colaboração, no sentido de qualificar a relação entre professores/as e alunos/as objetivando a aprendizagem significativa. | |