Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGesieli Prado Cardoso da Silva
dc.contributor.authorMayara de Biassio
dc.contributor.authorRômulo Strapação Heine
dc.contributor.authorOlga Bagatin
dc.contributor.authorMARCELO LAMBACH
dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:57Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:57Z
dc.date.issued2019-10-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91431
dc.description.abstractA preocupação com metodologias e estratégias diferenciadas, de maneira a atingir maior quantidade de alunos de forma mais qualitativa, vem se destacando nos últimos anos. Isto está vinculado à dificuldade que os alunos encontram ao estudar química e aos obstáculos que professores se deparam ao ensinar ciências. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a ciência forense para o ensino de química orgânica. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos de graduação em Licenciatura em química da UTFPR Curitiba, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo em Curitiba. Num primeiro momento foi entregue aos alunos um questionário para verificar o interesse deles em participar da atividade, sendo esta baseada na série para televisão “CSI” e no jogo Escape 60. Participaram da atividade 20 alunos, os quais foram divididos em 4 grupos de 5 pessoas, sendo que cada membro do grupo tinha uma função na investigação, no intervalo de 20 minutos para resolver o crime. O cenário foi baseado em um suicídio, em que a vítima foi morta pela ingestão de uma substância química em excesso, juntamente com bebida alcoólica em que os participantes tiveram de determinar qual era a substância. Para isso, era necessário que os alunos desvendassem enigmas para ter acesso aos procedimentos analíticos, no caso o funcionamento de um bafômetro. Ao final da atividade, cada grupo de alunos relatou quais estratégias utilizou para resolver os enigmas e que conhecimentos químicos foram empregados.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEnsino de Química
dc.subjectQuímica Forense
dc.subjectCSI
dc.subjectPIBID
dc.titleA QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2508


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples