dc.contributor.author | Gabrielly Michalsky Batista | |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T02:06:55Z | |
dc.date.available | 2024-10-29T02:06:55Z | |
dc.date.issued | 2019-10-08 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91421 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata a aplicação de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi desenvolvido e aplicado em um colégio estadual de Curitiba, com alunos do segundo ano do ensino médio. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância da química em uma situação de sobrevivência e como ela faz diferença no cotidiano dos estudantes. Dessa maneira, buscando aproximar o aluno da ciência e facilitando a visualização da química no dia a dia, foi preciso que os alunos envolvidos utilizassem os conhecimentos químicos adquiridos em sala de aula em um jogo de tabuleiro gigante, estilo RPG (Role-playing game), que simulava um apocalipse zumbi e abordava experimentos de produção de energia e filtração de água, por exemplo. As turmas, que foram divididas em grupos, se mostraram dedicadas em realizar as atividades e tiveram um bom desempenho na experimentação. Conclui-se que a proposta pode ser muito bem empregada para alunos do ensino médio, com algumas alterações para facilitar a aplicação dependendo do ambiente utilizado. Defende-se a grande importância de aplicar atividades lúdicas para os estudantes de nível médio que facilitem a compreensão de conceitos químicos e ajudem a desenvolver o pensamento científico dos estudantes. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | |
dc.subject | Ensino de química, conhecimentos químicos, jogos no ensino de química, RPG. | |
dc.title | APOCALIPSE ZUMBI: UMA PROPOSTA LÚDICA DE SOBREVIVÊNCIA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 2490 | |