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dc.contributor.authorBeatriz Mato
dc.contributor.authorPatrícia Argenton
dc.contributor.authorRogério Silva
dc.contributor.authorMaria Regina Ferreira Costa
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:54Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:54Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91420
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no período de agosto a novembro de 2018, na Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto. As aulas foram ministradas para os 3os e 4os anos, seguindo o Currículo da Prefeitura de Curitiba (2016). O objetivo foi trabalhar o eixo ‘Lutas’ através da ludicidade, valorizando a criatividade e as experiências anteriores de cada estudante. Foram executados gestos técnicos, elencados os aspectos históricos e filosóficos, além de vivências voltadas à autorregulação, diferenciando-se a forma de abordagem, com adaptações conforme a faixa etária. As temáticas “super-heróis/super-heroínas” e “Ninjas” foram construídas a partir dos elementos da cultura infantil apresentados pelas crianças e que estão presentes em seu imaginário. Como suporte teórico, utilizou-se de pesquisas sobre a história dos ninjas, identificando as contraposições diante da realidade brasileira. Com o propósito de desenvolver as habilidades como força, agilidade, velocidade e respeito ao próximo, foram realizadas seis aulas práticas com as diferentes modalidades de lutas como: Tae-kwon-do, Judô, Capoeira, Kung Fu, Muay Thai. Ademais, ocorreram duas aulas sobre a autorregulação com práticas de meditação e concentração. Contribuindo para o enriquecimento das aulas, inseriu-se a interdisciplinaridade com o componente curricular ‘Arte’ na confecção das roupas dos super-heróis/super-heroínas e de faixas ninjas. As turmas trabalharam com a imaginação para que ocorresse o desenvolvimento das atividades. Os resultados percebidos foram a melhoria na comunicação entre os colegas, a compreensão dos estudantes às mudanças fisiológicas como o batimento cardíaco, os movimentos respiratórios, o desenvolvimento de habilidades motoras e da criatividade. Da mesma forma, observou-se, através de autoavaliação das crianças, uma melhor autorregulação de suas emoções em momentos de angústia, raiva e agitação. Conclui-se que ao trabalhar com o conteúdo lutas de uma maneira lúdica, houve maior abertura para a colaboração e participação das crianças nas atividades. Além do que o trabalho dos fundamentos teóricos e práticos das diversas modalidades produziu novas formas de significação e interpretações da cultura. A partir dessa experiência, observa-se a importância da ludicidade e criatividade para construirmos um aprendizado significativo à criança.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectLudicidade
dc.subjectLutas
dc.subjectEducação Física
dc.titleMETODOLOGIA PARA O ENSINO LÚDICO DE LUTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2489


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