Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSr Pedroso Leite
dc.contributor.authorSra. Fagundes Greco
dc.contributor.authorSra. Cardoso Fonseca
dc.contributor.authorSr. Silveira Verçosa
dc.contributor.authorprofessor Jesus Dinardi
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:53Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:53Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91414
dc.description.abstractÉ da natureza humana a curiosidade e o questionamento sobre o que nos rodeia, o que fenômenos químicos, físicos e biológicos. onde o entender e compreender a ciência ainda é algo distante durante a caminhada discente na educação básica, no qual grande parte do desinteresse ou falta de incentivo as temáticas do campo das ciências da natureza é ocasionada pelo maçante e desestimulante conteúdo. Melo et al (2017, p. 5), afirma que o ensino de ciências geralmente apresenta conteúdos extensos e complexos, onde a memorização de nomes e conceitos é a prioridade, tornando o aluno menos motivado a aprender ciências. Contudo pode-se fugir um pouco desta realidade, usando estratégias que permitam ao discente vivenciar, discutir e refletir sobre novas experiências em sua caminhada escolar, proporcionando um processo de ensino aprendizagem significativo, que contribui com a ampliação de suas percepções dentro destas temáticas em sua realidade, no qual os estudantes precisam utilizar os conhecimentos científicos como instrumentos que ofereçam novos significados e percepções sobre o mundo, criando outras possibilidades de interação com a realidade (GIORDAN; VECHI, 1996). Nesse sentido, a questão que organiza esse relato é: qual a contribuição do clube de ciências na aprendizagem de ciências e na motivação em alunos de 8° e 9° anos da escola-campo do PIBID? A organização do clube de ciências ocorreu em dois momentos: pré-clube, primeiro a realização de um período de divulgação na escola, e no segundo momento, o período de inscrição. Nesse Momento, solicitou-se a produção de um pequeno texto justificando a motivação para participar do clube de ciências. O clube localiza-se em uma escola da rede municipal do município de Uruguaiana- RS, e é conduzido e organizado por um grupo de cinco bolsistas PIBID do curso de licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA campus Uruguaiana, junto com a professora de ciências dos anos finais responsável pelo grupo de bolsistas no Complexo de Educação Básica Marilia Sanchotene Felice e com coordenador do PIBID. Assim, esse relato objetiva descrever os efeitos e resultados do clube de ciências como estratégia de promover a aprendizagem de ciências da natureza neste contexto escolar. O foco das observações e análises deve assegurar a apreensão e utilização dos métodos científicos e familiarização dos discentes com conhecimentos vistos como difíceis de serem compreendidos, ao longo de sua caminhada escolar. Nos clubes, o objetivo é trabalhar de forma flexível e aberta, caminhando na direção de temas específicos, logo após o despertar da curiosidade dos estudantes e das questões que envolvem a comunidade onde participam (SANTOS, 2010). Os resultados imediatos após a construção, promoção e realização dos primeiros encontros do clube, é de que os alunos possuem uma grande curiosidade em compreender os processos físicos, químicos e biológicos ao seu redor, tendo o clube de ciências um papel de suma importância em sanar suas dúvidas no campo científico desde conceitos mais básicos aos mais complexos e imperceptíveis aos olhos destes alunos em seu cotidiano, buscando aprofundar e aperfeiçoar seus conhecimentos previamente adquiridos em sua caminhada discente.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEnsino de ciência
dc.subjectPromover
dc.subjectAlfabetização cientifica
dc.titleA UTILIZAÇÃO DO CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2480


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples