ANALISE DA CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO DE ESCOLARES DE URUGUAIANA/RS
Data
2019-10-09Autor
Luiza Quoos
Susane Graup
Saulo Barreto
Marta Camargo
Loreanne Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Física se constitui na área de conhecimento como a cultura do corpo (DAOLIO, 1996). Logo, um papel para a Educação Física escolar deve ser passar o conhecimento corporal popular e das suas diversificadas formas de expressão cultural para os alunos (DAOLIO, 1996). Por isso, é de suma importância trabalhar a pluralidade nas aulas, pois, os alunos necessitam de demasiadas oportunidades, de movimentação e instrução, numa variedade de atividades motoras, segundo GALLAHUE & OZMUN (2001). A partir destas informações, o objetivo deste estudo foi analisar a cultura corporal do movimento de escolares de Uruguaiana/RS. Trata-se de um estudo descritivo realizado pelo PIBID com escolares de 10 a 17 anos de Uruguaiana/RS. Este estudo faz parte de um projeto denominado “Atividade Física, Aptidão Física e Estado Nutricional em Escolares de Uruguaiana/RS: análise temporal 2011-2019” que foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Pampa mediante parecer Nº 2.961.732 e está sendo desenvolvido nas escolas participantes do Programa. A população deste estudo foi constituída por escolares na faixa etária predefinida, matriculados na rede pública de ensino. Para manter a representatividade, o cálculo amostral determinou a necessidade de avaliar aproximadamente 1000 adolescentes. Entretanto, como as coletas ainda estão em andamento, aqui serão apresentados dados preliminares. Os escolares responderam a um questionário sobre as principais práticas de atividades físicas realizadas, sobre a participação nas aulas de Educação Física e gosto pelas mesmas. As coletas foram realizadas em três escolas localizadas em bairros distintos do município, em dias previamente agendados com a direção das mesmas. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, considerando média, desvio padrão e frequências. Foram avaliados 451 escolares com média de idade de 13,3 (±1,975), sendo 53,9% do sexo masculino. A maioria dos avaliados utiliza deslocamento ativo (59,6%) para ir à escola (à pé ou bicicleta), com percentuais semelhantes entre os sexos, sendo que 91,1% participam das aulas de EF e gostam das mesmas. Ainda foi possível identificar que 75,3% dos alunos declaram participar de escolinhas esportivas, dança ou ginástica e/ou academia. As atividades mais praticadas pelos alunos foram as caminhadas (48,7%), as corridas (47,7%), o futebol (46,8%) e os jogos e brincadeiras (42,7%). Entre o grupo masculino, as atividades mais praticadas foram o futebol (62,4%), as corridas (54,7%), caminhadas (50,5%) e o ciclismo (46,3%). Entre o grupo feminino as práticas mais comuns foram a caminhada (46,7%), os jogos e brincadeiras (39,8%), as corridas (39,3%) e a dança (32,8%). Com base nos resultados é possível verificar que os escolares gostam de participar das aulas de Educação Física e de atividades extracurriculares, o que pode auxiliar para que sejam cada vez mais ativos. A cultura do movimento apresenta particularidades em relação ao sexo, salientando as diferenças culturais, nas quais os homens praticam mais futebol do que a meninas, enquanto estas praticam mais a dança.