REGISTRO DE CLASSE ONLINE: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PEDAGOGO GESTOR
Data
2019-10-08Autor
Maiara Rezende
Daniely Shimokawa
Gabrielle Prado Ramos
Rene Roque
Rosilda Ferreira
Alessandra Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente relato tem como finalidade apresentar reflexões sobre a atividade relacionada ao Registro de Classe Online (RCO) enquanto experiência vivenciada pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – que são integrantes do programa Residência Pedagógica em Pedagogia – núcleo Gestão Escolar – e estão inseridos no cotidiano da gestão pedagógica do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM/PR. O Registro de Classe Online é uma plataforma eletrônica implantada nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná que substitui o Livro do Professor na forma manual. A plataforma tem entre seus objetivos auxiliar o trabalho pedagógico nas instituições escolares. A intenção deste relato é olhar para o RCO não apenas como instrumento técnico de controle, acompanhamento e fiscalização do trabalho do professor e da instituição de ensino, mas situá-lo como espaço de intervenção pedagógica do pedagogo-gestor tendo em vista a realização de objetivos da instituição de ensino. Como metodologia a atividade partiu de uma pesquisa bibliográfica abrangendo resoluções, pareceres, artigos e textos que abordam o tema em destaque e também utilizou-se da observação e acompanhamento durante a residência pedagógica em gestão escolar. Observou-se que as funções do RCO facilitam o acesso aos dados sobre a vida escolar dos estudantes e aos demais dados referentes ao funcionamento e a organização didático/pedagógica servindo de instrumento para a mantenedora e para o trabalho pedagógico da escola. Os contrapontos são as dificuldades de manejo do programa pelos professores e pelos pedagogos, falta de acesso a internet e de tempo para o manejo do programa dificultando o acesso às informações que deveriam ser em tempo real e a análise com devolutivas dos pedagogos aos docentes. O sistema mostrou-se como um grande avanço de suporte para os professores e pedagogos, possibilitando o acompanhamento dos registros escolares dos alunos. No entanto, no que diz respeito ao trabalho do pedagogo e levando em consideração a grande quantidade de professores/turmas/alunos por ele atendidos na escola, nos deparamos com limites burocráticos e práticos e sobrecarga de atividades para o acompanhamento, análise e devolutiva.