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dc.contributor.authorCarlos Eduardo Castelo Branco
dc.contributor.authorAlice Soares
dc.contributor.authorJosué Andrade
dc.contributor.authorIgor Nicola
dc.contributor.authorSilvano Coutinho
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:48Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:48Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91395
dc.description.abstractO presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, intitulado “Olimpíadas do Saber”, proposto pelos acadêmicos do PIBID, que foi desenvolvido com os alunos do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Irati e consistiu de uma sequência de oficinas que aconteciam simultaneamente com esportes de lutas e jogos de raquete, sendo eles: esgrima, jogos de oposição, tênis e badminton. Na oficina de esgrima foram apresentadas as regras, os equipamentos de competições oficiais, o contexto histórico, entre outros aspectos. A atividade foi realizada com espadas de papel e com o objetivo de sujar o outro com a tinta onde a espada de jornal foi molhada. Os jogos de oposição foram realizados em duplas, com a utilização de bambolês e a dinâmica de tentar desequilibrar em alguns desafios diferentes colocados aos participantes. Nas atividades relacionadas ao tênis, foram utilizados raquete e bola específica da modalidade em atividades diversas de rebatida. Quando se alterava para a oficina de badminton, era observada uma dificuldade maior do que nas atividades de tênis, talvez porque essa modalidade é menos familiar para os alunos. É muito importante para a formação dos alunos a vivência em diferentes esportes, os quais talvez não tivessem tanto contato dentro das aulas curriculares de Educação Física, para que ampliem sua consciência a respeito da quantidade e diversidade de práticas corporais existentes. As atividades foram realizadas com materiais adaptados e de fácil acesso. O tênis abordado na oficina, em conjunto com o badminton nos esportes de raquete, foi um esporte que incluiu todos os alunos, que puderam se divertir e ampliar seu conhecimento relacionado a um esporte. Além disso, grande parte dos alunos não teve contato com esses equipamentos, o que despertou sua curiosidade e interesse em participar. Nas oficinas relacionadas a lutas, tanto os jogos de oposição quanto a esgrima foram uma grande novidade, pois, mesmo o fato das lutas serem um conteúdo proposto em diretrizes para as aulas de Educação Física, não são observados com tanta frequência nas escolas. Este tipo de iniciativa pode trazer inúmeros benefícios aos alunos das escolas, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. As práticas corporais tematizadas pela Educação Física se afirmam como linguagens e comunicam sempre sentidos e significados da passagem do homem pelo mundo. Concluímos que, durante as oficinas, foi possível promover situações que estimulam os alunos a exercitarem sua autonomia, adquirindo competência de decisão e resolução de problemas, assim favorecendo o desenvolvimento da sua capacidade de ação. Ainda, foram um importante espaço para o exercício da docência para os pibidianos do curso de Educação Física da UNICENTRO.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID, oficinas pedagógicas, esportes, lutas.
dc.titleOLIMPÍADAS DO SABER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2438


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