Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMaria Friedmann
dc.contributor.authorThamires de Oliveira
dc.contributor.authorLuiz dos Santos
dc.contributor.authorLuiz Aleixo
dc.contributor.authorWillian Alvares
dc.contributor.authorEnio Stanzani
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:47Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:47Z
dc.date.issued2019-10-12
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91391
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os resultados de uma atividade experimental investigativa desenvolvida com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino, sobre o conteúdo Separação de Misturas. Foram propostas duas situações para as quais os alunos deveriam, inicialmente, classificar as misturas e elencar hipóteses a fim de realizar a separação – (1) separação da mistura: água + óleo; e (2) separação da mistura areia + palha de aço. Posteriormente, foi solicitado que, a partir dos materiais de laboratório disponíveis, os estudantes realizassem o teste das hipóteses, com o objetivo de separar as misturas apresentadas. Como resultados, evidenciamos a dificuldade dos alunos em trabalhar sem um roteiro previamente elaborado, uma vez que eles deveriam elaborar e testar seus próprios procedimentos experimentais, e a complexidade relacionada ao estabelecimento de relações entre os conceitos químicos e a explicação das situações propostas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectatividade experimental
dc.subjectprocessos de separação
dc.subjectaprendizagem de conceitos
dc.titleATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PRESENTES NO COTIDIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/QUÍMICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2432


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples