CLUBE DE CIÊNCIAS: ABRINDO CAMINHOS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Muito se discute sobre a importância de introduzir a iniciação científica ainda na educação básica, bem como em um grupo de estudos e pesquisas. Indubitável que um clube de ciências seria a alternativa ideal e eficaz a ser aplicada nas escolas, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos professores de ciências ao ter que conciliar os conteúdos programáticos com atividades alternativas. Segundo Gomes (1988) Clube de Ciências é um espaço em que a metodologia de ensino aprendizagem é desenvolvida paralelamente a um importante procedimento formativo e educativo, no qual os dois se desenrolam de modo espontâneo e pleno de afetividade, gerando resultados esplêndidos. Este resumo tem como objetivo apresentar a experiência da implantação de um Clube de Ciências em uma escola localizada no município de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul, onde alunos dos anos finais do ensino fundamental participam, semanalmente de encontros com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa. Conforme Echague (1994), um Clube de Ciências é uma associação de jovens dirigidos por um professor responsável e é regida por um estatuto. Se constitui para promover entre seus membros o conhecimento Científico, a prática do método científico e o desenvolvimento de outras atividades de caráter científico e tecnológico. Um Clube de Ciências é a principal organização que dirige as primeiras investigações de caráter científico através de diferentes atividades [...]. Sob a supervisão da professora responsável pela disciplina de ciência, os bolsistas do PIBID estudam os conteúdos ministrados previamente e procuram alternativas metodológicas para inserir estes conteúdos através de rodas de conversa, apresentações lúdicas e simetria invertida onde os alunos do ensino fundamental, são os protagonistas. O Principal objetivo do Clube de Ciências é contribuir para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de ciências, tornando a aprendizagem significativa; demonstrando que nestes espaços é possível formar sujeitos ativos, críticos, através de discussões que permeiam a realidade dos alunos. As reuniões ocorrem dentro de um laboratório, porém se deve registrar que o processo de socialização, de enfrentamento dos medos, de perda de timidez, de emancipação, do protagonismo dos alunos, vai muito além da iniciação científica, dos experimentos e das atividades práticas; engloba outras habilidades, com debates, escritas pesquisas e apresentação oral. O Clube de Ciências, pode ser visto como um espaço de educação não-formal, como um ambiente que oportuniza aprofundamento e ampliação dos conhecimentos científicos, mas também contribuindo para a formação ética, não só dos alunos, mas também dos professores e licenciandos em formação.