CUIDADOS COM O CORPO: HIGIENE PESSOAL, UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADO AO ENSINO FUNDAMENTAL. RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Data
2019-10-13Autor
Pietro Arend
Jefferson Oliveira
Patrícia Pires
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A realização de atividades diferenciadas nas escolas vem sendo discutido a muito tempo e existem alguns meios para levar conhecimento aos alunos saindo da rotina de sala de aula. A higiene pessoal e os cuidados com o corpo fazem parte da formação pessoal de todas as pessoas e nem sempre estes conteúdos são trabalhados integralmente no cotidiano escolar. O objetivo do trabalho foi discutir e trabalhar o conhecimento científico atualizado de forma prática e dinâmica com os alunos do ensino fundamental, CEEBJA E 8°Ano, com o tema central cuidados com o corpo: higiene pessoal, por meio de uma oficina. A oficina surge como meio de abordar os temas transversais para a formação pessoal que não são aprofundados no currículo comum do sistema de ensino estadual. A oficina teve duração de 4 horas e abordou vários aspectos relacionados aos cuidados com o corpo: higiene pessoal, utensílios, doenças relacionadas a falta de higiene e a relação entre higiene e IST’S. Foi utilizado metodologia ativa na forma de dinâmicas para que a interação discursiva ocorresse de maneira natural, os conteúdos foram discutidos por meio de projeção de slides e todos os slides partiram de perguntas feitas pelos alunos, portanto, todos os alunos tiveram participação no decorrer da oficina. podemos perceber a importância das oficinas para os alunos, tanto no CEEBJA como no 8° Ano, mesmo os alunos conhecendo os temas trabalhados pode-se verificar por meio das atividades que nem todos os alunos tinham domínio do assunto, desta maneira a oficina teve grande contribuição para a formação pessoal, além de tirar os alunos da rotina conteudista trazendo novas abordagens e recursos para sala de aula, além de promover a extensão entre universidade e comunidade.