A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE REPLICAÇÃO VIRAL
Data
2019-10-11Autor
Ana Paula Humberto
Pietro Arend
Lizandra Dos Santos
Anderleia Damke
Sara Moreira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Sabe-se que o ensino de Biologia muitas vezes não é devidamente compreendido e não se torna interessante devido a utilização de práticas tradicionais, no qual o professor é o “detentor” do conhecimento, os alunos são receptores de informações e o material utilizado normalmente é o livro didático. Por esta razão, destacam-se novas metodologias para auxiliar nesse processo, como por exemplo as dinâmicas de perguntas e respostas, na qual o professor pode mediar o processo de ensino e aprendizagem, por meio de discussões entre os alunos, podendo se tornar uma atividade avaliativa sem que necessite utilizar o método de ensino tradicional. Assim este trabalho tem como objetivo desenvolver um dinâmica que facilite a compreensão dos alunos em relação ao processo de replicação viral. Após a aula ministrada pela pibidiana, iniciou-se um dinâmica de perguntas e respostas com os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. A partir desta atividade realizada foi possível concluir que os alunos apresentaram uma grande compreensão em relação ao conteúdo aplicado, além disso a dinâmica promoveu uma interação na qual os próprios alunos em meio as interrogações promovidas pela pibidiana esclareciam as dúvidas de seus colegas e auxiliou os alunos na apresentação final do modelo elaborado por eles na atividade final proposta pela professora titular