Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLucimara Lemiechek
dc.creatorUNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91378
dc.description.abstractEste trabalho relata a prática do Projeto de Extensão “DÓ RÉ MI FAzendo Som” proposto por servidores da Assessoria Acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul – PR. O projeto, que teve início em março de 2019, se estenderá até dezembro deste ano e tem dois objetivos principais: o primeiro é contribuir para a ampliação do conhecimento musical e cultural dos alunos da Escola Nelci Felini-Educação Infantil e Ensino Fundamental-Modalidade Educação Especial favorecendo o desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais por meio de atividades de musicalização. O segundo objetivo é aproximar acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFFS1 da iniciação à prática docente. A proposta está sendo desenvolvida por uma equipe formada por servidores do Setor de Acessibilidade e Assessoria Acadêmica, monitores/estagiários que trabalham nestes setores, acadêmicos dos cursos de graduação e colaboradores da comunidade acadêmica que participaram ou participarão em alguns momentos com oficinas e apresentações. A proposta de trabalho ampara-se em proporcionar, aos alunos daquela escola de educação básica, diferentes atividades musicais que auxiliem na evolução da coordenação motora, socialização, percepção musical, memória auditiva, entre outras habilidades importantes não apenas para a vida acadêmica mas no cotidiano desses indivíduos. Para que essas atividades sejam desenvolvidas, é necessário promover espaços de estudo e planejamento favorecendo o aporte teórico-metodológico que os acadêmicos necessitam na hora de sua execução. Os instrumentos didáticos utilizados para o desenvolvimento das aulas enfatiza a reutilização de material descartável e/ou de baixo custo sendo construído pelos alunos, coordenação e voluntários do projeto. A principal referência teórica utilizada foi Louro (2006), com ênfase nos estudos e propostas de jogos musicais e metodologias de ensino voltadas para a educação especial. Como produtos finais deste projeto estão previstos: apresentação pública de uma canção acompanhada, na percussão, por todos os integrantes; publicação e apresentação de trabalhos em eventos e a elaboração e publicação de uma apostila com as atividades desenvolvidas durante o projeto que se configuram em material didático de apoio aos docentes. 1Ciências Biológicas, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjecteducação especia
dc.subjectmusicalização
dc.subjectlicenciaturas
dc.subjectprática docente
dc.titleDIÁLOGOS ENTRE O ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2412


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples