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dc.contributor.authorAna Paula Humberto
dc.contributor.authorMurilo De Oliveira
dc.contributor.authorRosângela Fujii
dc.contributor.authorAnderleia Damke
dc.contributor.authorSara Moreira
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91377
dc.description.abstractDentre os diversos conteúdos abordados nas escolas, tem-se como urgência o ensino do tema cuidados com o corpo e higiene pessoal, pois o mesmo reflete diretamente na saúde pública, entretanto devido ao excesso de conteúdos e complexidade do tema, torna-se difícil de ser trabalhado. Por isso, busca-se por meio deste trabalho apresentar a oficina pedagógica bem como refletir as necessidades de uma metodologia interativa para a abordagem do assunto a ser trabalhado. Normalmente, o tema cuidados com o corpo é abordado ao final do Ensino Fundamental II e Médio e está organizado em tópicos considerados importantes, sendo eles os métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis IST’s, mas atualmente os adolescentes estão atingindo a vida sexual ativa precocemente. Ressalta-se que temas como alimentação saudável, bullying, saúde mental e até mesmo prevenção contra abusos são pouco trabalhados. Desta forma, se estes não forem trabalhados com metodologias adequadas, pode resultar em danos ao indivíduo refletindo no aumento de gastos na saúde pública, além de impactos para a sociedade. Mediante essa problemática, foi organizada por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, uma oficina temática sobre cuidados com o corpo para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas do município de Santa Helena e Diamante D’Oeste. Esta oficina com duração de cinco horas aulas foi dividida em sete momentos: Higiene dos cabelos; Higiene bucal; Higiene íntima; Violência sexual; Higiene dos pés e mãos; Alimentação saudável e prática de exercícios. Todos estes subtemas foram trabalhados com a utilização de imagens, modelos didáticos e práticas interativas, a fim de promover uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. Ao final da atividade foi aplicado um questionário avaliativo com notas de 0 a 10 para a oficina. A higiene é abordada nas escolas na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, além desses assuntos há também a educação sexual, em que os professores trabalham com diversos assuntos, os quais a maioria também está relacionada à higiene, como por exemplo, a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis. Constata-se que este conteúdo é tratado com uma metodologia tradicional, que resulta na incompreensão e faz com que os alunos, às vezes não executem os procedimentos corretos. Por essa razão, reitera-se a necessidade de os professores buscarem por uma metodologia mais interativa ao trabalharem com esses temas, para que haja uma apropriação significativa por parte dos alunos
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectCuidados com o corpo
dc.subjectmetodologia ativa
dc.subjectmodelo didático
dc.titleOFICINA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA PARA ABORDAR TEMAS RELACIONADOS A HIGIENE CORPORAL E EDUCAÇÃO SEXUAL.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2410


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