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dc.contributor.authorGABRIELA GIMENES
dc.contributor.authorROSIMEIRE MAGNONI
dc.contributor.authorKARINA ESPARTOSA
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91376
dc.description.abstractEm função de localizar-se adjacente à uma unidade de conservação urbana, o Colégio Estadual Padre Anchieta (Assis Chateaubriand-PR), recebe a entrada de macacos-prego (Cebus sp.) em seu pátio.Os macacos adentram o colégio em busca de alimentos, e nesse sentido há dois hábitos dos estudantes do colégio que atraem estes animais: o descarte incorreto do lixo, que em certa quantidade é deixado pelo chão após os intervalos; e a prática de oferecer alimentos a estes animais. Entretanto existem uma série de riscos envolvidos neste comportamento. Devido à proximidade evolutiva e filogenética entre humanos e primatas silvestres, existe uma série de enfermidades que são compartilhadas e que podem ser mutuamente transmitidas através da proximidade e o contato, dentre elas herpes virose, hepatite A, adenoviroses e a raiva. Além disso, para os macacos há ainda um outro problema: a ingestão de alimentos inadequados à sua dieta natural e que podem levar à complicações estomacais e até mesmo cáries, comprometendo a dentição. A fim de levar este conhecimento aos estudantes do Colégio Estadual Padre Anchieta e conscientizar-los com o intuito de que não alimentem os macaco e não deixem lixo fora das lixeiras, este trabalho teve como objetivo a apresentação de uma peça teatral educativa para alunos do colégio e cujos participantes da peça são também estudantes do colégio. Este trabalho realizou-se durante o desenvolvimento, no Colégio Estadual Padre Anchieta, do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (2018/2019), onde bolsista PIBID acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Assis Chateaubriand, organizou esta proposta, seu planejamento e execução junto às turmas de Ensino Médio que acompanha ao longo do PIBID, e com orientação de sua supervisora PIBID. A proposta teve com base uma peça teatral já existente e desenvolvida pelo FPR campus Assis Chateaubriand para a comunidade local com o objetivo conscientizar sobre os problemas envolvidos em visitantes alimentares os animais silvestres do Parque Municipal São Francisco de Assis. No Colégio Estadual Padre Anchieta, a peça teatral teve seu roteiro adaptado e contou com os estudantes do colégio para compor o elenco. Com o grupo de teatro devidamente ensaiado foram realizadas as apresentações para a comunidade escolar. Com consentimento e agendamento feito pela direção do colégio, a peça de teatro teve duas apresentações. As apresentações foram assistidas por todas as turmas do colégio atingindo cerca de 300 alunos e servidores. Para além da conscientização sobre um assunto ambiental e de saúde pública pertinente para o contexto do colégio, o presente projeto deu a oportunidade de obtenção de conteúdo e de habilidades por parte dos estudantes que participaram ativamente desta proposta como atores da peça. Adicionalmente, a proposição, organização e condução deste trabalho pela bolsista PIBID contribuiu amplamente para o enriquecimento de sua formação enquanto futura docente, inserindo-a na realidade escolar local e dando a oportunidade de levar benefícios a esta realidade escolar.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEducação Ambiental
dc.subjectInstituição de ensino
dc.subjectmacaco-prego
dc.titleNÃO ALIMENTE OS MACACOS NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA: TEATRO COMO CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2408


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