dc.description.abstract | O presente trabalho trata da formação do leitor literário e, para desenvolver o tema, apresentamos uma prática pedagógica desenvolvida no Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa- Campus Bagé, que trabalha com uma perspectiva textual, discursiva, embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando essa perspectiva, buscamos discutir as dificuldades de formação do leitor no ensino fundamental, de uma maneira geral, mas de modo mais específico, a do leitor literário. Destacamos então a importância da biblioteca escolar, assim como a necessidade de livros adequados a diferentes faixas etárias e que instiguem a curiosidade dos alunos, visto que esse foi um dos principais desafios durante nossa prática docente. O trabalho – organizado em torno de uma metodologia qualitativa – teve como objetivo analisar o modo como os alunos envolvidos participaram de um projeto de leitura proposto por residentes. Os livros literários utilizados foram da própria biblioteca da escola, sendo assim cada aluno escolheu o livro que gostaria de ler. Mas como se comportaram a partir dessa escolha? Para contribuir para a formação do leitor literário, trabalhamos com aspectos de interpretação, a partir de fichas de leituras. Pretendíamos possibilitar aos alunos um contato com obras diversificadas, contribuindo, dessa forma, para a sua formação humana e cidadã. Como Candido (2011, p. 180), entendemos que “A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante”. Durante a execução do projeto, percebemos que os discentes não se interessaram pelas obras como pensávamos que o fariam e a leitura se reduziu a mais um trabalho escolar. Por que isso aconteceu? Precisamos revisar a metodologia utilizada? A leitura é uma prática regular na escola-campo? A biblioteca possui livros suficientes e adequados às diferentes idades dos alunos? Pretendemos então discutir a respeito das dificuldades encontradas e refletir sobre elas, buscando rever como o trabalho com a literatura foi realizado, e que estratégias seriam melhores para o processo de formação do leitor literário. | |