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dc.contributor.authorThais Camargo Augusto
dc.contributor.authorMaristela Filipak
dc.contributor.authorNadia Pereira Ramos
dc.contributor.authorDanislei Bertoni
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:42Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:42Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91368
dc.description.abstractAtualmente, a educação ainda apresenta algumas características de ensino tradicional, em que o método de ensino é pouco variado, o que pode tornar a aula menos atrativa e dinâmica, e acabar se tornando rotina. Assim, os alunos perdem o interesse, pois percebem que não há a valorização de sua aprendizagem. É explicita a necessidade e importância do uso de diferentes recursos didáticos nas aulas de Ciências, pois além de torná-las mais dinâmicas e interativas, propicia que a aprendizagem dos alunos seja significativa, por isso, há necessidade do uso de outros recursos além do livro didático de Ciências e do quadro de giz, e estes recursos acabam tornando-se rotineiros até mesmo para o professor.A utilização de novos recursos faz com que os conteúdos abordados pelo professor se tornem mais contextualizados proporcionando que os alunos ampliem o conhecimento já existente, e ainda, construam novos conhecimentos. Apesar disso, muitos docentes não utilizam outros recursos, por medo do novo ou até mesmo por seguir algumas exigências estabelecidas pelo sistema de educação. É válido lembrar que o professor é o principal responsável para que ocorra o despertar do interesse do aluno, por isso torna-se imprescindível que haja o planejamento de suas aulas e a busca por recursos viáveis a sua realidade. Nesse contexto existiu a necessidade de planejar e construir um recurso didático durante a regência,pelo programa Residência Pedagógica, viável tanto para os alunos como para a estrutura escolar. Portanto, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de formação e prática docente vivenciada por duas licenciandas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa/PR, com a construção de material didático para uso em aulas de Ciências propondo assim um recurso didático para o ensino de ciências. Sabendo-se que esse tipo de atividade torna possível desenvolver vários pontos importantes para a aprendizagem, por meio da manipulação e construção de objetos, que contribuiu para tornar a aula dinâmica, além de estimular a curiosidade e a produtividade do aluno, pois, tudo o que é diferente e vai ao encontro do aluno,torna-se envolvente e desperta a melhora do desempenho do mesmo em sala de aula.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica
dc.subjectAprendizagem em Ciências
dc.subjectExperimento.
dc.titlePulmão Artificial: construção de um recurso didático para as aulas de ciências
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2397


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