dc.description.abstract | Atualmente, a educação ainda apresenta algumas características de ensino tradicional, em que o método de ensino é pouco variado, o que pode tornar a aula menos atrativa e dinâmica, e acabar se tornando rotina. Assim, os alunos perdem o interesse, pois percebem que não há a valorização de sua aprendizagem. É explicita a necessidade e importância do uso de diferentes recursos didáticos nas aulas de Ciências, pois além de torná-las mais dinâmicas e interativas, propicia que a aprendizagem dos alunos seja significativa, por isso, há necessidade do uso de outros recursos além do livro didático de Ciências e do quadro de giz, e estes recursos acabam tornando-se rotineiros até mesmo para o professor.A utilização de novos recursos faz com que os conteúdos abordados pelo professor se tornem mais contextualizados proporcionando que os alunos ampliem o conhecimento já existente, e ainda, construam novos conhecimentos. Apesar disso, muitos docentes não utilizam outros recursos, por medo do novo ou até mesmo por seguir algumas exigências estabelecidas pelo sistema de educação. É válido lembrar que o professor é o principal responsável para que ocorra o despertar do interesse do aluno, por isso torna-se imprescindível que haja o planejamento de suas aulas e a busca por recursos viáveis a sua realidade. Nesse contexto existiu a necessidade de planejar e construir um recurso didático durante a regência,pelo programa Residência Pedagógica, viável tanto para os alunos como para a estrutura escolar. Portanto, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de formação e prática docente vivenciada por duas licenciandas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa/PR, com a construção de material didático para uso em aulas de Ciências propondo assim um recurso didático para o ensino de ciências. Sabendo-se que esse tipo de atividade torna possível desenvolver vários pontos importantes para a aprendizagem, por meio da manipulação e construção de objetos, que contribuiu para tornar a aula dinâmica, além de estimular a curiosidade e a produtividade do aluno, pois, tudo o que é diferente e vai ao encontro do aluno,torna-se envolvente e desperta a melhora do desempenho do mesmo em sala de aula. | |