dc.description.abstract | Ao pensar o ensino de Arte, os professores necessitam desenvolver novas estratégias para trabalhar os conteúdos propostos, com o intuito de viabilizar o caminho para o conhecimento, a partir de instrumentos de estudo, que condizem com as vivências dos discentes. Logo, no campo da Arte, o Cinema por sua vez, preenche uma posição demasiadamente importante, ao passo que sua produção artística envolve diversas outras linguagens. Deste modo, o objetivo da atual pesquisa busca desenvolver didaticamente uma correlação do uso do Cinema para o ensino de Artes Visuais. A narrativa apresentada no texto se dá a partir de uma aula sobre o movimento artístico: Surrealismo. A aula foi planejada valorizando os conhecimentos prévios dos discentes e, pelas novas possibilidades resultantes na análise de obras teóricas com relação aos objetivos propostos. Os resultados apresentados e discutidos no trabalho compreendem o ensinar utilizando o recurso das obras cinematográficas, concluindo com êxito a sua aplicação enquanto um novo método de ensino e ainda, abrindo possibilidades para futuras pesquisas a respeito de novas metodologias sobre o ensino de Arte e o Cinema. | |