O JOGO DA MEMÓRIA QUÍMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Data
2019-10-08Autor
Vinicius Barbosa
Maria Regina Casartelli
Marcia Firme
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A utilização de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino pode contribuir para despertar o interesse dos alunos pelas atividades da escola e melhorar o desempenho dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Segundo Campos e colaboradores (2002), o jogo didático constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos, desenvolver o pensamento lógico dos alunos e atender às características da adolescência. Para tanto, deve-se ressaltar que o lúdico não deve ser visto apenas como diversão ou passa tempo, mas sim como um instrumento importante nos processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, durante a execução do jogo, assim como em qualquer outra metodologia de ensino, o professor deverá atuar como mediador do processo. Cabe ressaltar que os jogos didáticos não são substitutos de outros métodos de ensino e sim suportes para os professores e poderosos motivadores para os alunos.Partindo deste pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância dos jogos didáticos na educação básica, apresentando ao leitor um estudo sobre os benefícios e as limitações que este recurso pode oferecer. Também, por acreditar na eficácia dos jogos enquanto material didático, este estudo apresenta o desenvolvimento e a aplicação do “Jogo da Memória químico” que tem como objetivo revisar e discutir às dificuldades adquiridas durante o processo de aprendizagem de nomenclaturas químicas e fórmulas moleculares. Esta pesquisa foi desenvolvida por discentes do curso de Química - Licenciatura no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) com estudantes do ensino médio em uma Escola Estadual situada na cidade de Bagé - RS. Este programa eleva a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, pois promove a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica que são acompanhados por um professor da escola e por um docente da instituição de educação superior.