O PERFIL DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE BLUMENAU-SC
Data
2019-10-08Autor
Valéria Contrucci de Oliveira Mailer
Cíntia Rodrigues
Henriette Damm
Roberta Pereira
Linara Mafessolli Xavier
Thalia Baumann Loterio
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ResumoO presente trabalho objetiva socializar resultados de um projeto de extensão que busca mapear o perfil do professor do Ensino Médio dos componentes curriculares de Biologia, História, Língua Portuguesa/Inglesa e Matemática da rede estadual de ensino do município de Blumenau-SC, nos seguintes aspectos: a formação inicial e continuada, situação socioeconômica, práticas pedagógicas e as políticas educacionais e ainda análise das abordagens sobre as políticas de diversidade étnico-raciais, no contexto da Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena. O método para a pesquisa envolve a aplicação de um questionário com questões qualitativas e quantitativas sobre as categorias descritas acima. Dessa forma, a análise do diagnóstico, pode oferecer caminhos que direcionem a formação continuada oferecida pela secretaria de estado de educação (SED) e mesmo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).INTRODUÇÃO Sabe-se muito pouco sobre o professor, sua formação suas necessidades e desafios profissionais, além das práticas pedagógicas que desenvolvem. A ausência de dados na secretaria de estado de educação sobre o corpo docente da rede estadual de ensino justifica as ações deste projeto. Por meio de um diagnóstico e análise dos dados coletados é possível estabelecer um horizonte de planejamento e monitoramento tanto da formação continuada, quanto de procedimentos da valorização da carreira docente. A investigação abrange também as demandas inseridas na educação a partir da elaboração da Constituição de 1988, incluindo um debate em torno da diversidade étnico-cultural, reforçada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a elaboração da Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade no ensino da Cultura Afro-Brasileira e Africana e ainda a Lei 11.645/2008 que também traz a obrigatoriedade no ensino da História e cultura das populações indígenas, incluindo ainda a resolução n.1, de 7 de junho de 2004, do CNE/MEC. Este trabalho busca refletir sobre dados qualitativos e quantitativos coletados junto aos professores do Ensino Médio por meio de um questionário nas áreas de Biologia, História, Língua Portuguesa/ Inglesa e Matemática na Rede Estadual de Ensino de Blumenau- SC. METODOLOGIA O método de trabalho envolverá a aplicação de questionários que objetivam a coleta e posterior análise de dados qualitativos e quantitativos, possibilitando assim, a confecção de um diagnóstico sobre a atuação dos professores nas respectivas áreas. O intuito é criar uma ferramenta que corrobore com os cursos de formação inicial e continuada da FURB, bem como para os programas de pós-graduação, além de gerar novas perspectivas de pesquisas, fundamentação para novos projetos e dados para monitoramento e gestão para a Gerência Regional de Educação de Blumenau. O questionário está construído em três blocos: (i) Perfil socioeconômico; (ii) Práticas pedagógicas e (iii) Legislação vigente na educação e será aplicado nas 27 escolas de ensino médio da rede estadual. As ações do projeto para 2019 compreendem ainda levantamento teórico metodológico; participação em reuniões com a equipe da SED/Blumenau; elaboração do questionário investigando perfil, formação inicial, formação continuada, lei 10.639/2003 e 11.645/2008 (ensino da cultura africana, afro-brasileira e indígena); participação em reuniões com representantes da SED e gestores das escolas; reuniões de planejamento; entrega dos questionários nas escolas; categorização dos dados; e posterior análise dos dados para elaboração e divulgação em artigo e do diagnóstico. Dessa forma, para 2019, o presente projeto complementará o diagnóstico do ensino público da rede estadual de Blumenau já realizado em 2018 no ensino fundamental. RESULTADOS E DISCUSSÕES Dentre os resultados parciais do estudo apontamos: discussão de leituras que alicerçam a pesquisa, sendo Imbernón (2011), Gatti e Barretto (2011), Nóvoa e Chantraine-Demailly (1997), Alves e Moreira (1999), Pimenta, Ghedin e Charlot (2011) algumas delas; a construção do questionário com cerca de trinta questões investigando o perfil socioeconômico, as práticas docentes e políticas públicas para a educação, quais sejam a Base Nacional Comum Curricular (2018), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e a LEI 11.645/2008 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura das populações africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas de educação básica. A aplicação dos questionários está prevista para os meses e setembro e outubro do corrente ano. A partir dos dados coletados, categorização e análise mapearemos o perfil dos professores mediante os aspectos anteriormente citados. Após objetiva-se a apresentação das análises dos dados e das reflexões para os cursos de Licenciaturas das áreas envolvidas no projeto, bem como à Coordenação de Estágios da Universidade Regional de Blumenau e ainda para a secretaria de estado de educação (SED), núcleo de Blumenau. CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação é tema de fundamental relevância para a sociedade brasileira. Os resultados de avaliação em larga escala (PROVA BRASIL, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) tem mostrado o quanto ainda é preciso avançar neste aspecto. Mesmo com políticas públicas educacionais voltadas à formação inicial e continuada nas últimas décadas, como por exemplo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e outros, observam-se desafios na qualificação docente. Dessa forma, mapear o perfil dos docentes da rede estadual trará subsídios para o planejamento de formações inicial e continuada e pode fortalecer a articulação entre os professores e a Universidade com relação aos anseios do coletivo da escola. Programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) demonstram que essa aproximação amplia e qualifica a formação docente.