dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência da aplicação de slides no ensino de Ecologia, relacionado ao conteúdo ecossistema terrestre, junto a 30 estudantes do Ensino Médio de um Colégio Estadual da região Oeste do Paraná. Nesse contexto, a experiência foi realizada com slides para dinamizar as aulas de forma interativa a partir dos slides como um recurso didático metodológico para o ensino de ecologia, por meio de discussões entre o grupo trabalhado. A atividade foi desenvolvida por licenciandas do Curso de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A metodologia de natureza qualitativa, consistiu inicialmente pela revisão bibliográfica que levou a coletar os dados por meio da aplicação de um questionário estruturado. Constatamos que os slides proporcionariam melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados nas aulas de biologia, uma vez que a pesquisa evidenciou que a utilização do livro didático ainda é recorrente como o principal instrumento que orienta o processo de ensino dos conteúdos. Assim, a aplicação dos slides tornou as aulas diferenciadas e atraentes, proporcionando um processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso para os estudantes. | |