dc.description.abstract | O presente trabalho tem o intuito de socializar a experiência metodológica desenvolvida por pibidianas do primeiro e quinto semestre do curso de letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com auxílio da professora-supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a finalidade de construir conhecimentos linguísticos por meio do gênero conto com os alunos do sexto ano do ensino fundamental II. O planejamento das aulas para a elaboração dos contos partiu do pressuposto da não-familiaridade do tema pelos alunos, que possuem pouco acesso à biblioteca da escola e até então não haviam sido introduzidos ao gênero textual. O objetivo desse trabalho foi desenvolver a habilidade de escrita narrativa através do gênero textual conto, bem como, possibilitar um espaço de escrita criativa aos alunos. O processo de desenvolvimento do trabalho se deu através de uma sequência didática, com o objetivo de fazê-los experenciar a criação do texto enquanto trabalhavam os aspectos técnicos do gênero literário. Sendo o objetivo o desenvolvimento das crianças na escrita do gênero textual conto, é possível realizar uma análise a respeito de suas dificuldades e desafios durante o processo de aprendizagem. O primeiro contato com o assunto se deu a partir de apresentação em slides contendo uma breve definição do gênero textual, os principais contistas brasileiros, a estrutura (introdução, desenvolvimento e clímax), e elementos de um conto (espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo e epílogo). Além disso, as pibidianas fizeram a leitura do conto “O conto dos três irmãos” do livro “Os Contos de Beedle, o bardo” da escritora britânica J. K. Rowling. Na sequência, foi estabelecido o tema “sobrenatural” para a construção dos contos pelos alunos que foram separados em duplas e trios, conforme a afinidade da turma. Ademais, as pibidianas expuseram como se daria a avaliação da atividade, centrada pela criatividade, estrutura técnica do gênero textual e desenvolvimento dos personagens e enredo. Os alunos começaram a desenvolver seus personagens, o ambiente da história e o enredo durante a primeira aula, tendo suas produções recolhidas e corrigidas para que houvesse o acompanhamento do desenvolvimento da escrita dos estudantes. Foram identificadas algumas dificuldades por parte dos alunos na estruturação e desenvolvimento da escrita narrativa, sendo as principais ocorrências a ausência de: parágrafo, pontuação, acentuação, nome das personagens e clímax do conto. Além disso, foi perceptível erros de grafia cometidos devido à interferência sonora, como “brucho” para bruxo “descidiu” para decidiu. Os alunos receberam seus contos com as correções necessárias e voltaram a trabalhar na criação deles com o auxílio das pibidianas e da professora de língua portuguesa da turma. O processo de produção dos contos, a correção de aspectos ortográficos e o alinhamento com as características do gênero textual deram-se ao longo de oito aulas trabalhadas em sala de aula, durante quatro semanas. A última etapa foi a produção de um desenho retratando o ponto principal de seus contos, completando a atividade proposta. Foi possível, através desta atividade, uma reflexão mais aprofundada da teoria e da prática por parte das pibidianas, enquanto licenciandas. | |