dc.description.abstract | Ao longo do tempo o livro didático ganhou notoriedade no ambiente escolar, pois é uma alternativa para o aluno ter acesso ao conteúdo fora da sala de aula. Ao mesmo tempo é um recurso didático que pode ser utilizado pelos professores para auxiliar no processo de construção do conhecimento. Haja vista a importância do livro didático, foi criado no Brasil o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). O PNLD tem por objetivo oferecer aos alunos e professores de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, de forma universal e gratuita, livros didáticos e dicionários de língua portuguesa. O Programa é responsável por processos que vão desde a adesão das escolas até o recebimento do material. Para gerenciar a qualidade dos livros distribuídos são realizadas avaliações didáticas e técnicas para certificar-se de que o material possui linguagem adequada, conceitos consistentes e coesos, entre outras características necessárias para proporcionar o máximo aproveitamento. Partindo desta perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar o livro didático da disciplina de Física fornecido pelo Programa Federal de cinco escolas estaduais de Ensino Médio da cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. A análise foi realizada pelos educandos do 3° ano do Curso de Física da disciplina de Estágio Supervisionado em Física I da Universidade Estadual do Centro-Oeste. O objetivo da análise foi proporcionar ao acadêmico uma visão a respeito do PNLD, seu funcionamento nas escolas públicas e, além disso, propiciar aos alunos conhecimento a respeito de um dos recursos oferecidos pela escola. Para o futuro docente é de extrema importância que o educando conheça os Programas do Governo Federal, pois estudos indicam que há pouca informação sobre esta temática nas escolas públicas. A escolha é feita com pouco debate e muitas vezes o professor que escolheu o material já não se encontra mais na escola no ano seguinte. Pode-se ressaltar também que um livro mal escolhido pode vir a ser prejudicial ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. Neste trabalho o material analisado é utilizado pelos professores das escolas onde os acadêmicos realizaram suas atividades de estágio. Para avaliação, os acadêmicos foram orientados a analisar a relevância de uma abordagem direcionada à formulação e resolução de situações-problemas. Verificou-se ainda a presença de metodologias de ensino variadas, tais como a presença histórica na apresentação dos conceitos, linguagem clara e adequada à série em análise, sugestões de experimentos e etc. Como conclusão, constatou-se que os livros escolhidos pelos docentes são adequados aos estudantes, contemplam parte experimental, contextualização com fatos do dia-a-dia e momentos históricos os quais ajudam a tornar a matéria mais atrativa. | |