Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFernanda Veloso
dc.contributor.authorGisele Bueno
dc.contributor.authorHéllen Reis
dc.contributor.authorLislaine Lessa
dc.contributor.authorMariana Nascimento
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:13Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:13Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91228
dc.description.abstractEsta apresentação visa compartilhar o trabalho desenvolvido pela equipe de alunos-mestres e professores/orientadores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no subprojeto Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFPR: “Letramento linguístico e letramento literário a partir da diversidade de gêneros orais e escritos”. O referido subprojeto teve início em agosto de 2018 e conta atualmente com 24 bolsistas, 3 professores supervisores e 2 professores coordenadores. As observações e regências desses futuros professores acontecem no Colégio Estadual do Paraná (CEP) em turmas do Ensino Fundamental II feita pelos alunos da área do espanhol e do Ensino Médio nos períodos vespertino e noturno feita pelos alunos da área do português, sendo que as observações ocorrem uma vez por semana e as regências uma vez por mês. Para a elaboração de materiais didáticos e também a discussão sobre os desafios encontrados em sala de aula, os bolsistas participam de uma reunião semanalmente para trazer suas dúvidas e sugestões com base as suas observações e o perfil de cada turma, contando sempre com a experiência de profissionais qualificados Professores e Coordenadores que estão sempre à disposição sanando dúvidas e agregando seus conhecimentos a essa nova geração de Professores. Uma das regências de grande êxito foi desenvolvida em conjunto pelo grupo de alunos bolsistas envolvidos com o ensino de espanhol em quatro turmas de 6o. ano do Ensino Fundamental II e ministradas em duplas. A elaboração e realização da unidade didática, intitulada “Los míos, Los tuyos, Los nuestros...¿ Cón quienes vivo?”, cuja abordagem temática era “a família”, teve o intuito de apresentar e discutir as variações e a evolução do formato nuclear das famílias. Essa unidade teve como proposta o ensino através de tarefas e o uso do gênero literário em prosa para a realização das mesmas. Por tarefas entendemos atividades de produção e compreensão de textos orais ou escritos conforme descritas por Santos (2014). No que concerne aos gêneros, foi escolhido o livro de literatura infanto-juvenil “O livro da família” (The Family Book), de Todd Parr, para desenvolver a sua devida leitura e realização das atividades voltadas ao conteúdo abordado na obra. A aplicação da unidade didática rendeu aproximadamente dez aulas, nas quais abordamos o léxico, as conjugações dos verbos no presente do indicativo e verbos reflexivos na língua espanhola. Os alunos participaram assiduamente das atividades propostas, compartilharam perspectivas e experiências uns com outros. Ao criarmos cada atividade da unidade, o foco sempre esteve no perfil de alunos que a escola possuía no sexto ano do ensino fundamental, com o cuidado de abordar as várias formas da composição familiar. Portanto, a base para as escolhas de imagens e dos demais elementos foram as referências de mundo, real e fictício, que os alunos dessa idade carregam consigo. O material foi bem aceito pelas turmas e foi tido como novidade pelos alunos. A experiência adquirida com relação às dificuldades surgidas durante a execução dessas atividades ministradas em diversos perfis de turmas contribuiu para o amadurecimento pessoal e profissional desses jovens professores.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectUnidade Didática, Bolsistas PIBID e Gênero Literário.
dc.title“Los míos, Los tuyos, Los nuestros...¿ Cón quienes vivo?”: unidade temática aplicada por bolsistas do subprojeto Letras PIBID
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2155


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples