MODELOS CELULARES DIDÁTICOS PRODUZIDOS A PARTIR DO PIBID: UM RECURSO NECESSÁRIO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Data
2019-10-08Autor
Gabriela Freitas
Olivia Neves
Silvana Nunes
Anderleia Danke
Sara Moreira
José Petruski
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Sabemos da dificuldade que muito alunos e professores têm de visualizar o conteúdo sobre células e suas estruturas, muitas vezes os alunos só vem a imagem que o livro didático traz, e tendo que imaginar como é cada estrutura celular, pois muitas escolas não tem um laboratório equipado para que eles possam visualizar uma célula, e sabendo disso e da importância do uso de matérias didáticos alternativos para que as aulas não se tornem monótonas e desinteressante tanto para os alunos quanto para os professores, foi criado modelos celulares didáticos. Esses modelos foram produzidos por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UTFPR campus Santa Helena e integrantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os modelos celulares criados são uma representação da célula eucarionte e outro da célula procarionte, são modelos coloridos didáticos e duradouros, para a produção destes foi utilizado bolas e placas de isopor, massa de biscuit, cola para artesanato e tintas, e tinham representados suas principais organelas e estruturas. Esses modelos criados têm como principal objetivo colaborar com o entendimento do conteúdo pelos alunos e auxiliar professores e estagiários no conteúdo de biologia celular. Este estudo apresenta o relato de experiência obtido com a produção e a apresentação dos modelos celulares didáticos aos alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da região oeste do Paraná, esses alunos puderam observar o modelo e tirar dúvidas sobre as estruturas celulares e como o mesmo foi produzido. Com isso podemos notar a importância do uso, pelos professores, de materiais didáticos diferentes, para que as aulas se tornem mais atrativas e interessantes aos alunos, principalmente no conteúdo de ciências e biologia, cujos conteúdos são abstratos, o que dificulta o entendimento dos alunos, notamos também um maior interesse dos alunos pelo meio cientifico quando utilizado materiais didáticos diferenciados.