• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Macro e Microuniverso: Levando Astrofísica e Mecânica Quântica para o Ensino Médio

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Henrique Willians da Silva Carvalho
    Fabiana Antoniacomi
    Thais Rafaela Hilger
    Sérgio Camargo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Muito comum entre jovens de Ensino Médio o desinteresse por aulas que apresentam dificuldade de compreensão ou de utilidade imediata. As aulas de física também participam deste cenário, por muitas vezes não motivar ou desafiar os estudantes. Com o intuito de ampliar seu pensamento, buscou-se aproveitar temas de física moderna e astrofísica que geram curiosidade e trazem encantamento a esta ciência. Seguiu-se a linha cronológica das descobertas, utilizando o formato de palestra para cada temática escolhida pelos estudantes previamente. O conteúdo foi explanado e, em seguida, havia um tempo previsto para perguntas variadas. A dinâmica foi utilizada em duas turmas, sendo que na primeira o assunto escolhido foi astrofísica e na outra a temática foi mecânica quântica. No caso da astrofísica, a palestra abordava tecido do espaço-tempo, estrelas de nêutrons, supernovas, buracos negros, Lei de Hubble, espectroscopia, big freeze e big crunch. Discutiu-se como a visão do universo tem sido expandida ao longo dos séculos, desde as épocas antigas, passando por Galileu, Newton, Einstein e Hubble; o processo de formação das estrelas, anãs brancas, gigantes vermelhas, supernovas, estrela de nêutrons e buracos negros. Já na aula sobre mecânica quântica, abordou-se estrutura do átomo, subpartículas, quarks, glúon, força forte, força fraca, decaimento radioativo e teoria das cordas. O tema foi iniciado com o questionamento sobre o porquê os átomos possuírem um núcleo estável mesmo sendo composto por cargas iguais, que aparentemente deveriam se repelir, e, partindo desta reflexão, foi explicada a participação da força forte, quarks, bósons, neutrinos e a força fraca. Sobre o decaimento radioativo, comentou-se aplicações, como o processo de datação por carbono-14, bomba atômica e a escala dos átomos. Constatamos que os alunos de ensino médio não só possuem interesse pelos temas mais avançados da física, como também podem compreender de forma razoável estes temas, que poucas vezes são abordados, porque falta de tradição na grade curricular ou por falta de confiança de alguns professores na capacidade de compreensão de seus alunos. Assim, neste projeto pudemos perceber que quando se acredita no potencial dos alunos e se fala, de forma adequada sobre assuntos mais avançados, a classe responde a confiança depositada e assimila melhor o conteúdo passado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91167
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV