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dc.contributor.authorPedro Mancini
dc.contributor.authorFlavia Santos
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:01Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:01Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91165
dc.description.abstractO trabalho apresentado neste texto trata-se de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem elemento da Atividade Orientadora de Ensino que considera uma interdependência na ação pedagógica entre o conteúdo de ensino, as ações educativas e os sujeitos que participam da atividade de ensino (MOURA et al., 2010) onde a escola é vista como um espaço que possibilita a aprendizagem e a apropriação da cultura humana de forma intencional. O professor em sua atividade de ensino desencadeia e potencializa a atividade de aprendizagem do estudante incluindo-os no grupo social que estão presentes. A SDA analisada foi uma das situações desenvolvidas no Clube de Matemática, um projeto iniciado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para alunos dos 7º, 8º e 9º anos de uma escola estadual de Curitiba. As situações desencadeadoras de aprendizagem trabalhadas no projeto têm como objetivo apresentar uma matemática contextualizada para os alunos, para que eles compreendam, analisem e discutam sobre o conhecimento matemático e deem sentido ao conhecimento apropriandose dos conceitos abordados. A SDA analisada neste texto conta-nos sobre o conceito de Criptografia e um de seus usos históricos, a Cifra de Vigenère. A palavra Criptografia, também conhecida como Cifra, origina-se do grego, pela união das palavras kruptós, que significa “secreto” ou “oculto”, e grafia, que quer dizer “escrita”, pode-se considerar que ela foi gerada da necessidade humana de se comunicar de maneira sigilosa e seu princípio é simples, escolher com quem você quer compartilhar suas informações ou dados tornando a mensagem incompreensível para pessoas não autorizadas. Considerando o crescente uso de dados e informações em algumas ferramentas de uso cotidiano, como em mensagens de texto e transações bancárias entende-se que a compreensão do funcionamento da Criptografia e sua necessidade em nossa sociedade atual é algo relevante para os alunos. O ensino da Criptografia na Educação Básica pode introduzir essa ferramenta, tão utilizada na sociedade, no processo educacional, assim como conceitos matemáticos, por exemplo, matrizes inversas e funções inversas. Buscamos ensinar aos alunos sobre a codificação e decodificação de mensagens para apropriação desse conhecimento tão pertinente a era tecnológica que vivemos, onde precisamos proteger as informações e dados pessoais.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectCriptografia
dc.subjectSituação desencadeadora de aprendizagem
dc.subjectAtividade orientadora de ensino
dc.subjectEducação Matemática.
dc.titleA Criptografia no Ensino Básico
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2046


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