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dc.contributor.authorRafael Silva
dc.contributor.authorIsaphi Alvarez
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:59Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:59Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91150
dc.description.abstractO trabalho aborda aspectos de língua referente à práticas de ensino da língua espanhola mediadas por graduandos do curso de Letras - Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Germano, situada na cidade de Bagé - Rio Grande do Sul, nos anos de 2018 e 2019 a partir do Programa Institucional Residência Pedagógica. Tendo como finalidade promover reflexões referente aos desafios da formação docente frente à desvalorização do ensino de língua espanhola, com enfoque no cronograma das aulas, em um contexto fronteiriço no extremo sul-rio-grandense. A pesquisa foi desenvolvida a partir de observações e reflexões de aulas mediadas pelos universitários a turmas de ensino fundamental do 6° ao 9° ano, juntamente a encontros semanais, na escola em questão. Reflexões sobres as práticas e sobre a atuação docente foram realizadas a partir do ponto de vista de licenciandos, incluindo a coleta de referencial teórico. A presente pesquisa é de caráter investigativo exploratório, sendo o segundo semestre de 2018 o período de visitas e observações à escola e o ano de 2019 destinado a práticas em sala de aula. Dentre os desafios observados pelos universitários em formação pode-se perceber que o cronograma destinado ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos não é proporcional aos objetivos almejados pelas legislações educacionais vigentes. Como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e o Referencial Curricular Gaúcho, que por sua vez, enfatizam que o ensino de língua estrangeira ou adicional devem desenvolver a produção oral e escrita da língua em sala de aula. Entretanto, pode-se analisar uma desvalorização da língua espanhola no atual sistema educacional bageense por funções de organização cronológica. Visto que o tempo atribuído às classes de língua espanhola é gerenciado de maneira incongruente, já que não leva em consideração as possíveis eventualidades que podem surgir ao longo do ano e que consequentemente alteram o calendário escolar, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Futuramente estimularemos discussões referente ao tema para posteriormente socializa-lo em possíveis rodas de conversas. Além de apresentações acadêmicas, visando expandir essa pesquisa para outras escolas da rede pública de ensino na cidade de Bagé.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectFormação docente, Ensino público, Região sul, Residência Pedagógica.
dc.titleA DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM OLHAR VOLTADO PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2021


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